MEC planeja lançar ‘game’ como forma de combater efeitos da pandemia

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 22 de novembro de 2020 às 18:30
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 09:12
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O jogo deve treinar habilidades em leitura de alunos em fase de alfabetização

O Ministério da Educação (MEC) vai disponibilizar um jogo de leitura, o GraphoGame, que serve de apoio à alfabetização. O objetivo é diminuir o impacto do fechamento das escolas durante a pandemia. 

O Instituto do Cérebro, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, foi contratado para desenvolver a versão em português do “game”.

A contratação custou R$ 100,5 mil e foi feita sem licitação pelo MEC. O instituto é parceiro exclusivo da instituição finlandesa que fornece o jogo. 

Está previsto, segundo fontes ligadas ao projeto, um gasto maior, de cerca de R$ 1,5 milhão, em peças publicitárias para divulgar o projeto.

O jogo deve treinar habilidades em leitura de alunos em fase de alfabetização. A ideia é disponibilizar o programa gratuitamente para ser baixado em celular ou computador. 

Uma vez baixado, a ideia é que o jogo possa ser usado sem acesso à rede, como forma de driblar a falta de acesso à internet no país.

Muitos países, desenvolvidos e subdesenvolvidos, fazem uso da ferramenta em suas políticas públicas. Há experiências relatadas de utilização nos Estados Unidos no contexto da pandemia, para medir o nível de regressão da aprendizagem dos alunos decorrente do afastamento da escola.

No Brasil, não se sabe ainda se o jogo será utilizado dentro de uma estratégia envolvendo educadores. Nem como o governo garantirá o acesso ao público.


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