MEC adia lista de espera do Sisu para segunda, 10, após relatos de erros

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de fevereiro de 2020 às 01:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prazo de inscrição na lista terminou na terça-feira, 04, e convocações eram esperadas para a sexta-feira, 07

​O Ministério da Educação (MEC) informou em nota, na noite da sexta-feira, 07 de fevereiro, que a divulgação dos selecionados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 vai ocorrer somente na segunda-feira, 10. 

Na nota, o ministério não justifica o motivo da mudança da data.

A convocação dos aprovados é realizada pelas instituições de ensino e era esperada para começar ainda nesta sexta-feira, 07. 

Para fazer o chamado dos novos alunos, as entidades aguardavam o envio da lista preparada pelo MEC por meio do Sisu.

O prazo para que os estudantes que não foram classificados na primeira chamada manifestassem interesse em entrar na lista de espera terminou na terça-feira, 04. 

Na quinta, 06, houve relatos em redes sociais de que o sistema do MEC não considerou as inscrições daqueles que escolheram apenas uma opção de curso.

Aviso das universidades

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) emitiu um comunicado avisando aos candidatos sobre o adiamento.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) também divulgou nota informando que havia recebido recomendação do Ministério da Educação para não utilizar para a convocação “a lista de candidatos por ordem de classificação enviada anteriormente pela pasta”.

A Nota da UFCA ainda disse: “O MEC instruiu as Instituições de Ensino Superior que participam desta edição do Ssu a aguardarem a lista definitiva de candidatos, que será enviada posteriormente. Assim, a convocação dos candidatos da Lista de Espera do Sisu 2020.1 encontra-se suspensa, até posterior comunicado do MEC”.

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) informou em nota que havia divulgado a lista de espera do Sisu, conforme cronograma estabelecido, na quinta-feira, 06, e que na sexta-feira, 07, foi notificada pelo sistema do Sisu para que a instituição não utiliza-se a Lista de Espera divulgada. 

A UFOB informou que retirou do site a Lista de Espera divulgada e que aguardar a classificação definitiva.

Reclamações e questionamentos

A edição do primeiro semestre de 2020 do Sisu teve 1.795.211 pessoas inscritas, que realizaram 3.458.358 inscrições (cada candidato pode tentar até duas opções de curso em busca de uma vaga). 

Estavam em disputa 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas em todo o país.

A atual edição do Sisu foi marcada por reclamações e questionamentos judiciais. O próprio resultado do Sisu 2020 só foi liberado após o STJ atender um recurso do MEC em ação que questionava a conduta do governo federal na resolução de erros na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em outro questionamento, o Ministério Público Federal (MPF) de Brasília solicitou esclarecimentos sobre cursos que tiveram um número inferior de vagas destinadas ao percentual da população com deficiência.

Fonte: G1


+ Educação