Mau cheiro na geladeira? Saiba como eliminá-lo com ingredientes naturais

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de agosto de 2020 às 01:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Problema pode ser causado por alimentos em decomposição, sujeiras ou comidas de odor predominante

​Embora a cozinha seja um espaço adorado por muitos, é o local da casa que mais merece atenção na hora da limpeza. 

Isso acontece porque, ao lidar com alimentos, todo cuidado é pouco, principalmente com sua conservação até o consumo. 

Como tirar mau cheiro da geladeira, por exemplo, é uma daquelas dúvidas que todo mundo tem e poucos sabem a solução.

Na maior parte dos casos, os odores indesejados são provocados por comidas em decomposição, quando substâncias orgânicas geram gases com aromas bem desagradáveis. 

Se você ou alguém que conheça vem sofrendo com esse problema, saiba que é possível resolvê-lo de forma simples, rápida e natural, usando apenas ingredientes que qualquer um tem em casa.

Antes de tudo: limpe​

Antes de qualquer coisa, é necessário realizar aquela faxina geral em todos os compartimentos para não só limpar cada cantinho e retirar as bactérias, descartando alimentos vencidos e sobras de comidas prontas, já guardadas há algum tempo. A frequência dessa higienização deve ser quinzenal.

Bicarbonato de sódio​

Antes de voltar o que sobrou, limpe bem com um pano umedecido em uma solução de água e bicarbonato de sódio – 1 colher (sopa) para cada 2 litros de água – e enxugue. Os modelos de degelo automático não precisam ser desligados para a limpeza.

Carvão​

Por absorver as moléculas do mau cheiro, o carvão é infalível para eliminar o odor e é uma das dicas mais conhecidas. 

Basta colocar em um pote um pedaço de carvão vegetal e deixá-lo aberto no fundo da geladeira, que ficará livre do cheiro desagradável por algum tempo. Troque o carvão uma vez por mês, pelo menos.

Café​

Colocar uma xícara de café em pó ou em grãos depois de ter higienizado a geladeira também é uma dica muito popular para eliminar o cheiro ruim do refrigerador. Quanto mais fino é o pó, melhor. 

E quanto maior for a superfície de contato com o ar da geladeira, mais cheiro ele vai capturar. A dica é também trocar o café a cada 30 dias.

Vinagre​

Não é novidade que esse produto possui mil e uma utilidades na hora de limpar a casa. Com a higienização da geladeira não seria diferente! 

O vinagre de álcool puro é um bactericida muito eficiente e elimina odores indesejados. Basta colocar a quantidade desejada em um pano umedecido e passar na parte interna do eletrodoméstico. 

Deixe agir por 10 minutos e recoloque todos os alimentos. Caso queira uma ação mais prolongada, deixe um frasco de vinagre balsâmico aberto na porta ou na primeira prateleira.

Limão​

Devido a sua composição ácida, a fruta serve como um excelente dispersor de cheiros. 

E para potencializar sua ação, também é possível preparar uma mistura com outro ingrediente vantajoso: o café. Misture um suco de limão com uma colher de pó de café e deixe dentro da geladeira. 

No primeiro dia, o preparo já resolve o problema. Deixe o recipiente por no máximo 3 dias para a remoção completa.


+ Cotidiano