Mas qual tipo de ensino musical oferecer para a criança?

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 9 de abril de 2018 às 10:47
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em Franca temos uma gama de escolas de músicas com as mais variadas propostas.

  • Escola de guitarra e afins
  • Escola de bateria e conjuntos
  • Escola de percussão e música brasileira
  • Escola de canto e vários outros instrumentos com música para terapia
  • Conservatório formal
  • Conservatório com curso livre
  • Aulas particulares de vários estilos musicais e instrumentos
  • Escola de violão e teclado

E se eu for pesquisar e elencar , teremos uma enorme surpresa com a quantidade de profissionais oferecendo a música em suas mais variadas vertentes no Brasil e especialmente em Franca.

Fica aqui uma orientação básica…

1.primeiramente veja quem você tem dentro de casa , qual criança e o que ela quer. Conheça seu filho e observe suas pretensões. Já tive aluna que chegou para estudar piano e gostava de dançar. Orientei a família para trocar o tipo de curso porque ela não conseguia focar no estudo de piano, queria dançar.

2. Você gostaria de oferecer a música nos moldes europeus e asiáticos onde a criança inicia com 2 anos de idade e tem a oportunidade de desenvolver habilidades através de um instrumento musical (geralmente violino ou piano)? Isso funciona como um curso de formação integral. A criança não entra no curso de instrumento porque gosta ou porque tem talento ou porque quer ser músico. Ela entra para desenvolver as inúmeras habilidades que a música oferece. Geralmente se matricula no curso clássico. Futuramente faz a opção para outros gêneros musicais.

3. Ou você quer oferecer a música para que seu filho melhore na timidez , na comunicação com as pessoas, na aceitação de si mesmo? Neste item prioriza-se o emocional , é lógico que a criança vai aprender os conteúdos da música, mas sempre priorizando aquilo que ela foi buscar : trabalhar o seu lado emocional. Temos escola em Franca com profissional especializada em psicodrama e toda sua equipe segue esta linha –digamos , de ajuda no desenvolvimento psicológico.

4. Tem curso para a criança melhorar na Matemática e nada melhor do que a música com toda a sua raiz na matemática para poder desenvolver o raciocínio lógico através da partitura. Também é característica da música clássica desenvolver muito bem este lado.

5. Tem escola que é voltada para a interação dos alunos/família/amigos e tem um trabalho muito bonito descobrindo as aptidões escondidas ou massacradas pela escola tradicional , que vão dar vida àquele aluno.

Geralmente eu indico para onde o aluno que chegou aqui precisa ir. Às vezes não será o que ele procura comigo, ou o que está precisando desenvolver naquele momento. Converso com os pais e indico . Conheço excelente professor de jazz, escola de violão e teclado que une famílias inteiras tocando e cantando, escola voltada à psicopedagogia musical priorizando o emocional, e também escolas clássicasque vão formar profissionais.

No item da Formação de profissionais precisamos ter o cuidado de checar a programação que é oferecida no curso , se é compatível com Conservatórios do Brasil por exemplo. Na internet hoje encontramos as grades curriculares dos conservatórios. Se este aluno fizer um curso aquém do mercado nacional, ele terá perdido tempo , dinheiro, e muito provavelmente precisará começar tudo de novo se desejar um lugar ao sol como profissional. Ou então irá passar adiante com erros, aquilo que recebeu.

O alerta de hoje é: PESQUISE!
  • QUEM É A CRIANÇA E O QUE ELA PRECISA? Ela não sabe decidir. O adulto é que tem que observar , discernir e decidir. Não adianta perguntar para uma criança : você gosta disso ou daquilo ? Ela não tem ideia do que é um curso.
  • QUEM É A ESCOLA OU O PROFISSIONAL QUE VAI MINISTRAR AULAS ? O que ele oferece ? Qual a metodologia ? Tem estrutura adequada ? Qualidade de ensino ?
  • QUAL É A OPORTUNIDADE QUE VOCÊ QUER OFERECER PARA A CRIANÇA? – Desenvolver habilidades ?Desenvolver talento?
  • A criança precisa de ajuda para seu emocional ? Então priorize isso.

O que precisamos SEPARAR é o ENSINO DA MÚSICA COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO INTEGRAL, QUE SERVIRÁ COMO PROFISSÃO TAMBÉM, DA MÚSICA POR HOBBY. E aquele que fez um curso somente por hobby precisa entender que para dar aulas precisa buscar conhecimento para tal.

E por último : checar bem se a escola que você pretende matricular seu filho lhe oferece QUALIDADE em todos os sentidos. Informem-se pais ! EDUCAR UMA CRIANÇA É PARA A VIDA TODA. E a Educação Musical é algo tão precioso e sério que pode traumatizar para sempre, ajudar para sempre ou perder tempo e dinheiro.

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero