Março: saiba quais as melhores frutas, verduras e legumes para consumo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 3 de março de 2020 às 15:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aproveitar as frutas, verduras e legumes da safra, além de garantir mais nutrientes, é mais barato

É importante escolher as frutas, os legumes e as verduras pela época do ano porque naquele período os alimentos que estão em safra, ou seja, que estão no seu ciclo natural, são mais nutritivos e também mais baratos.

Escolher os alimentos da safra no momento da feira têm diversas vantagens, como maior concentração de nutrientes, são mais saborosos, têm aroma acentuado, exigem menor quantidade de agrotóxicos e rendem economia no orçamento.

Além disso, ocorre maior harmonia com os ciclos da natureza e menor impacto no meio ambiente. Então, prepare a sua lista do mês com verduras, legumes e frutas de março!

Alimentos e ciclos da natureza

A alimentação variada e colorida contendo frutas, legumes e verduras diariamente é a base de uma rotina de alimentação saudável.

Esses alimentos fornecem boas fontes de vitaminas, sais minerais, fibras e água, auxiliando na manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Mas nem todo mundo presta atenção nas frutas, legumes e verdura da estação. Uma escolha que faz toda diferença.

Conhecer os alimentos da safra ou alimentos da época favorece a incorporação desse hábito saudável no cotidiano. No Brasil, país de extensão continental, apresenta uma imensa variedade de frutas, legumes e verduras, em suas diferentes regiões.

Frutas

Abacate, abacaxi, acerola, ameixa, araçá, araticum, banana, biribá, buriti, camu-camu, caqui, carambola, figo, goiaba, jaca, kiwi, laranja-pêra, limão, maçã, mangostão, maracujá, murici, nectarina, pêra, pinha, pitaya, pitomba, pupunha, seriguela, tangerina cravo.

Legumes e verduras

Abóbora, abobrinha, acelga, agrião, alface, alho, alho poró, almeirão, aspargo, berinjela, brócolis, cebola, cheiro verde, chicória, chuchu, escarola, espinafre, jiló, milho, nabo, pimentão, quiabo, repolho, rúcula, taioba, tomate.


+ Nutrição