Marcas apostam em xampus e pílulas para fazer o cabelo crescer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de março de 2019 às 18:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:26
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Os apelos nas embalagens vão desde o uso do café na sua formulação até kits com whey protein

A Lua Crescente ganhou
fortes concorrentes na promessa de ajudar a fazer o cabelo crescer mais rápido.
Nos últimos anos tem crescido o número de xampus e kits de tratamento que prometem
fios maiores em menos tempo.

Os tônicos anti-queda
que já foram renegados aos cantinhos das prateleiras das farmácias e
perfumarias, hoje dividem espaço inteiros com os seus primos que prometem
cabelos longos e mais fortes.

Na loja Ikesaki os
produtos para crescimento já ocupam quase um quarto do andar de produtos para
cabelos. “A onda começou em meados de 2016. Atualmente,
já dispomos de mais de 100 metros de gôndolas voltadas apenas a produtos para
tratamento capilar (xampu, condicionador, máscaras), e essas linhas de
crescimento e fortalecimento fazem parte dessa composição”, diz Gilmar
Menezes, gerente regional das Lojas Ikesaki.

Os apelos nas embalagens vão desde o
uso do café na formulação até os kits com whey protein, que prometem fazer o
cabelo crescer tanto quanto o suplemento alimentar estimula os músculos
recém-malhados. As marcas nacionais são majoritárias entre os xampus-bomba.

A Salon Line foi a primeira a trazer,
em 2015, um xampu focado em crescimento. O lançamento do S.O.S Bomba veio na
esteira do aumento de mulheres que adotaram cabelos crespos e cacheados.

Para deixar o alisamento, porém,
muitas delas cortaram os fios curtinhos e precisaram esperar os fios crescerem.
“Era tudo muito novo no mercado de cabelos cacheados. A gente ouvia
clientes e blogueiras, e elas tinham uma pressa muito grande de ver o cabelo
crescer. Faziam umas loucuras caseiras, como misturar vitamina para cavalo no
xampu”, conta Camila Takasu, gerente de marketing da Salon Line.

A formulação do xampu
veio a partir das receitinhas que as cacheadas publicavam no YouTube, com o
acréscimo de um tônico de crescimento. “O ingrediente não é algo
exclusivo, mas só a Salon Line compra desse fornecedor”, diz.

Hoje a linha tem 35 itens -todos
prometem aumentar o tamanho dos fios, sejam eles lisos, crespos, loiros ou
tingidos. A família bomba representa 30% em faturamento de todas as linhas de
cosméticos da Salon Line. Cada item custa em torno de R$ 15 e estão à venda nas
perfumarias e nas farmácias.

Menezes, da Ikesaki, conta que a rede
de lojas já chegou a vender 11 toneladas dos xampu-bomba em 30 dias quando
essas linhas começaram a ser lançadas.

Uma das poucas marcas estrangeiras
que promete força e crescimento para os fios, a inglesa Lee Stanford tem nos
produtos Hair Growth o carro chefe das vendas em todo o mundo desde 2001.

Nos últimos dois anos, a linha
cresceu 61% no Brasil. A marca é importada e distribuída pela Multi B, do grupo
O Boticário, e tem apostado no aumento da presença nas farmácias.

As farmácias também são os principais
pontos de vendas da linha Rapunzel, da marca carioca Lola Cosmetics. O kit de
xampu, creme e tônico é um dos poucos produtos que acompanha a marca sem
nenhuma mudança desde o seu início em 2016. O tônico está entre os mais
vendidos.

Em 2018, foram 230 mil unidades da
linha Rapunzel, valor 7,8% maior que no ano anterior.

A aprovação de novos ingredientes
pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também ajuda a trazer
novidades para esse nicho de mercado. “Assim que a
portaria da Anvisa foi liberada, achamos que era o momento ideal para ser
lançado”, afirma Fabrizia Berbert, gerente de marketing da Lowell, que
lançou em outubro o Lowell Caps, que promete acelerar o crescimento capilar.

Ela conta que a marca já
tinha pesquisado e testado o produto em suas fábricas e, por isso, conseguiu
ser a primeira a lançar cápsulas com 150% de biotina.

Há menos de cinco meses, as cápsulas
já estão entre os dez produtos mais vendidos da marca. Cada potinho com 30
comprimidos custa em torno de R$ 100 e o resultado só aparece, segundo a
empresa, a partir do terceiro mês. As cápsulas deram origem a uma linha
completa de crescimento com xampu, condicionador e creme. A marca pretende fechar
2019 com um crescimento de 22%.

De acordo com Menezes, os cosméticos
em cápsulas são responsáveis pela segunda explosão nas vendas de produtos
focados no crescimento capilar.

Segundo Fabiana Rinaldi, também
gerente de marketing da Lowell, os cosméticos em pílula já são uma tendência
muito forte no mercado de beleza europeu e norte-americano, e, por aqui, a
combinação com obsessão das brasileiras por cabelos longos ajudou a impulsionar
as vendas.