Mal comum: veja remédios e tratamentos caseiros que funcionam para sinusite

O tratamento em crises, geralmente, é feito com remédios que aliviam os principais sintomas da inflamação

Postado em: em Saúde

A sinusite ​é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto, especialmente na testa e nas maçãs da face, pois é nesses locais que se localizam os seios nasais.

O tratamento durante uma crise, geralmente, é feito com remédios que aliviam os principais sintomas da inflamação. Os medicamentos são prescritos pelo clínico geral ou otorrinolaringologista. 

Durante o tratamento, também são recomendadas soluções caseiras como a lavagem nasal com água e sal ou soro fisiológico e inalações a vapor. O líquido ajuda a eliminar o excesso de secreções e reduz a inflamação, aliviando os sintomas de dor e pressão no rosto.

1. Remédio caseiro para sinusite aguda

Um bom remédio caseiro para a sinusite aguda, que surge de um momento para o outro, é inalar vapor de eucalipto. O óleo essencial tem propriedades expectorantes e antissépticas, aliviando de forma rápida a congestão nasal.

No entanto, algumas pessoas podem ser mais sensíveis ao aroma e, nessas situações, pode acontecer uma piora dos sintomas. Se esse for o caso, deve-se evitar essa inalação.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a água fervente em uma bacia e adicionar as gotas do óleo essencial com o sal. Depois cobrir a cabeça e a bacia, inalando o vapor do chá. É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo até três vezes ao dia. 

Caso não tenha o produto em casa, é possível fazer a inalação mergulhando algumas folhas de eucalipto em água fervente. O óleo natural da planta será transportado pelo vapor da água.

2. Remédio caseiro para sinusite alérgica

O suco de hortelã com urtiga é uma boa opção por ter propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e descongestionantes. Ele diminui a irritação e ajuda a eliminar as secreções, aliviando os sintomas.

Ingredientes

  • 5 g de folhas de urtiga;
  • 15 g de hortelã;
  • 1 copo de água de coco;
  • 1 colher (de sopa) de mel de eucalipto.

Modo de preparo

Colocar as folhas de urtiga para cozinhar em uma panela com água. Depois, colocar as folhas cozidas, junto com a hortelã, a água de coco e o mel no liquidificador e bater até obter um suco homogêneo. Beber duas vezes por dia, entre as refeições.

É muito importante cozinhar as folhas de urtiga antes de usar: na sua forma natural, a planta causa reação alérgica e só perde essa capacidade depois de cozida.

3. Remédio caseiro para sinusite infantil

O vapor de água é por si só uma opção para tratar a doença, pois ajuda a aumentar a temperatura das vias respiratórias superiores, aliviando o desconforto. 

No entanto, também se pode fazer a inalação do vapor com camomila: a planta tem excelentes propriedades calmantes e não está contraindicada para crianças.

A inalação deve ser sempre feita com supervisão de um adulto, mesmo que a criança já tenha passado pelo processo. Existe um grave risco de queimadura.

Ingredientes

  • 6 colheres de chá de flores de camomila;
  • 1,5 a 2 litros de água.

Modo de preparo

Ferver a água e depois adicionar o chá. Em seguida, colocar o rosto da criança próximo à tigela e cobrir a cabeça com uma toalha. Deve-se respirar o vapor por, no mínimo, 10 minutos.

Para ajudar a dormir melhor, uma boa opção é colocar duas gotas de óleo essencial de limão no travesseiro.

elhora dos sintomas após sete dias, é recomendado consultar o clínico geral ou o otorrinolaringologista para avaliar o problema e identificar se existe necessidade de iniciar o uso de medicamentos mais específicos. ​

Os remédios para sinusite normalmente receitados são:

Analgésicos e anti-inflamatórios como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, por exemplo, para aliviar a dor de cabeça e dos ossos da face, e diminuir a inflamação dos seios nasais;

Sprays nasais como Fluticasona ou Mometasona, por exemplo, sob orientação do médico, que servem para reduzir a inflamação dos seios nasais e aliviar a congestão nasal, coriza, coceira e espirros;

Corticóides orais como a Prednisona, sob indicação e prescrição médica, para tratar a inflamação localizada;

Antibióticos, como Amoxicilina ou Azitromicina, por exemplo, são recomendados pelo médico somente para o tratamento da sinusite bacteriana, ou seja, quando é causada por uma infecção por bactérias;

Descongestionantes nasais que contenham nafazolina, oximetazolina ou tetrahidrozolina, como o Sorine, por exemplo, ajudam a melhorar os sintomas, mas devem ser usados com cautela, por menos de 3 semanas, pois causam efeito rebote e dependência.

*Metrópoles e Tua Saúde


Artigos Relacionados