compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Receita clássica, até pouco tempo atrás só encontrada em rotisseries e setor de frios de alguns supermercados
Se você gosta de uma receita saborosa que servirá como recheio para um sanduíche ou acompanhado de uma boa salada, então você irá adorar a receita que apresentaremos aqui!
Já ouviu falar em lagarto em conserva? São fatias finas de lagarto (peça de carne bovina) assado ou cozido, intercalados com vinagrete e um molho à base de azeite de oliva e vinagre, guardados em conserva.
A receita de lagarto em conserva que preparamos inclui pimenta dedo-de-moça e azeitonas, para dar um toque mais picante e marcante à carne, se você preferir.
Ficou curioso para saber como preparar essa delícia de conserva aí em sua casa, tipo escabeche de lagarto? Então, vamos à receita do portal TudoReceitas.
Ingredientes
1 kg de lagarto (carne bovina)
sal e pimenta do reino (a gosto)
páprica picante ou defumada (a gosto)
Vinagrete
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola branca (grande)
½ pimentão amarelo e/ou vermelho (pequeno)
3 tomates maduros
1 pimenta dedo-de-moça (opcional)
Molho
⅓ xícara de vinagre de maçã
½ xícara de azeite de oliva (aproximadamente)
ervas finas (a gosto)
sal e pimenta do reino (a gosto)
cheiro verde picado (a gosto)
azeitonas verdes sem caroço (a gosto)
Como fazer
Separe os ingredientes para o preparo desta receita de carne lagarto em conserva fatiado, também chamado de lagarto de férias.
Dica: Para esta receita é importante que retire o excesso de gordura do lagarto, facilitando o corte necessário para o preparo do prato.
Tempere a carne e deixe-a descansando por 1 hora para pegar mais gosto.
Pré aqueça o forno a 200-220 graus, 10 minutos antes de retirar a carne do descanso.
Embrulhe a carne no papel alumínio e leve ao forno para assar por cerca de 1 hora a 1h e 15 minutos no forno alto (200-220 graus).
Quando a carne estiver assada, espere esfriar um pouco e embrulhe-a no filme plástico. Leve a carne ao congelador por cerca de 2 horas para facilitar o corte das fatias que faremos a seguir.
Vale ressaltar que a carne após assada reduz o seu peso.
O próximo passo da receita será preparar o refogado de vinagrete que usaremos na conserva.
Separe todos os ingredientes sugeridos e corte as cebolas em rodelas, corte os tomates (sem sementes) e o pimentão em cubinhos.
Retire as sementes da pimenta dedo-de-moça e corte-a em fatias finas.
Numa frigideira aquecida em fogo médio, adicione o azeite de oliva e refogue as cebolas, até ficarem um pouco murchas.
Em seguida, acrescente o pimentão e a pimenta, refogando por alguns minutos.
Por último, adicione o tomate e refogue mais um pouco, sem deixar os legumes queimarem.
Agora vamos preparar o molho de lagarto em conserva: para isso, separe os ingredientes solicitados (o vinagre, o azeite, ervas finas, sal e pimenta, cheiro verde e azeitonas.
Você poderá substituir as azeitonas por alcaparras, se quiser!
Misture todos os ingredientes do molho num bowl e reserve.
Retire a carne do congelador e fatie-a o mais fino possível que conseguir.
Se você preferir a carne com fatias mais grossas, não precisa levar a mesma ao congelador. Basta que deixe-a descansando no plástico filme na geladeira por 1 hora, pelo menos.
Vamos começar a montagem do lagarto em conserva: separe os ingredientes preparados e comece acomodando no pote primeiro o refogado de vinagrete, em seguida as fatias de carne e algumas colheres de molho.
Repita as camadas até acabarem os ingredientes, deixando tudo coberto com o molho. Leve à geladeira e deixe curtindo por 24 horas (isso deixará a carne ainda mais saborosa).
Armazene o lagarto em conserva na geladeira e só retire na hora de consumir.
O importante é deixar sempre a carne submersa no molho com azeite de oliva, pois isso permitirá que a carne seja conservada por mais tempo na geladeira.
Essa receita é excelente para aqueles dias que não temos muito tempo para elaborar uma refeição, pois você poderá preparar sanduíches deliciosos com o lagarto em conserva incluindo também outros ingredientes, como picles de legumes.