MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de outubro de 2018 às 11:01
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“A MÚSICA E O MÚSICO”

ADMIRÁVEL GADO NOVO”.

Um dos melhores momentos da carreira do cantor e compositor paraibano ZÉ RAMALHO. Parte integrante de seu segundo álbum, “A Peleja do Diabo Com o Dono do Céu”, gravado em 1979, foi inspirada no título do livro Admirável Mundo Novo, escrito  pelo britânico Aldous Huxley e cita também ideias de George Orwell contidas em sua clássica obra 1984.

A composição faz referência à sina do povão, que se repete a cada governo, a cada geração, manejada pelos interesses dos ditos poderosos. Três veementes estrofes, intercaladas por um refrão-aboio, seco e irônico,  nos conduzem à reflexão: “Eh, eh, ô, vida de gado/ Povo marcado, eh, /Povo feliz…”

Zé Ramalho é o melhor intérprete de sua própria obra, com sua voz rude e cavernosa que complementa e dá convicção ao mundo contraditório, delirante e apocalíptico que a caracteriza.

Em 1996 a música fez parte da trilha sonora na novela global “O Rei do Gado”, puxando a vendagem do disco de forma a atingir a vendagem recorde de quase dois milhões de cópias.

Cássia Eller viria a regravar a canção em seu álbum “Música Urbana”, em 1997.

José Ramalho Neto nasceu em Brejo da Cruz, na Paraíba, em 3 de outubro de 1949 e foi criado pelo avô (mais tarde homenageado com a canção “Avôhai”), que , juntamente com toda a família, queria que seguisse a carreira de médico. Mas, mudando-se para João Pessoa e, posteriormente para o Rio de Janeiro, entrou de corpo e alma na carreira. Influenciado por Renato & Seus Blue Caps,Leno & Lílian, Roberto e Erasmo Carlos, Beatles, Stones e Bob Dylan, acabou por criar seu próprio estilo, somando cordel, rock’n’roll e forró e em 2008 foi considerado por uma pesquisa da Revista Rolling Stone, o 41º entre os Cem Maiores Artistas da Música Brasileira.

Fontes: A Canção no Tempo – Jairo Severiano/Zuza Homem de Mello

             Revista da Música / Arquivo pessoal de dados.

Fotos   : Divulgação

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

webradiostudioy.com.br  – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app (16) 9 8223 9669;  e-mails:[email protected]/  [email protected].


Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero