MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de junho de 2018 às 10:45
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“O VIOLÃO”

Considerado hoje o mais popular dos instrumentos musicais, o violão tem sua origem remota na guitarra mourisca, um instrumento do século XIII, e na vilhuela, um instrumento de extraordinário prestígio na Espanha do século XVI.

A partir do século XVIII, foi desenvolvido eu aspecto contando com seis cordas tensionadas por meio de cravelhas sobre uma caixa de ressonância e um braço com trastes que indicam as posições dos sons cromaticamente (divididos por semitons).

Nos dias de hoje, as cravelhas foram substituídas por tarraxas e o instrumento pode contar com sete ou doze cordas, com instrumentistas de renome utilizando-se desses modelos, com encordoamento tanto de nylon como de aço.

A partir da Espanha, o violão converte-se em um instrumento muito popular no mundo todo por seu fácil manejo e sua capacidade de ser usado tanto como instrumento de solo como de acompanhamento.

Com o aperfeiçoamento e uso da tecnologia é considerado hoje um instrumento praticamente sem limites, sendo utilizado no meio clássico, no pop, no rock , no folclore e na música popular, sem preconceito.

Fonte : Enciclopédia Musical Estadão – 2005

Foto : Divulgação.

MARCOS PRADO ME CONVIDA


E eu vou.

Considerado um dos mais competentes violonistas do interior, Marcos Prado é também professor e um dos mais concorridos produtores musicais da região, com seu Estúdio Marcos Prado, situado em Franca, contando com uma das mais privilegiadas agendas da área.

Em temporada no super qualificado Candeeiro Pizza Bar com seu show “MARCOS PRADO CONVIDA”, ele me concede a honra e o privilégio de dividir palco em evento marcante pra minha humilde carreira.

Hoje, quinta, dia 21 de junho, estarei por lá, em cena ao lado do Mestre Marquinho, a partir das 21 horas, com muito prazer e alegria. Atuar ao lado dele e acompanhado por ele, não tem preço !

E não abrimos mão de sua presença.

Reserve seu lugar através do (16) 3406 0016.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

radiovivamanaus.com.br (Web Rádio Studio Y) – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Aguarde www.benychagas.com

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app (16) 9 8223 9669;  e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero