MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de junho de 2018 às 09:51
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“GRANDES NOMES”

Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, que o mundo conheceu como Tom Jobim, um dos maiores compositores da música brasileira, nasceu em 25 de janeiro de 1927 e faleceu em Nova York em 08 de dezembro de 1994. Com linhas melódicas memoráveis e harmonias pra lá de criativas, Tom criou inúmeras obras-primas gravadas pelos mais renomados intérpretes em todo o mundo.

Nascido na zona norte do Rio de Janeiro, morou em Ipanema, o epicentro da bossa nova. Começou a tocar violão aos 14 anos, estudando, logo depois, piano e composição com Hans-Joachim Koiellreutter, compositor, professor e musicólogo nascido na Alemanha e radicado no Brasil.

No ano de 1952 começou a trabalhar na gravadora Continental, sendo responsável pelos arranjos das gravações. Em 1956, a convite de Vinícius de Moraes, escreveu as canções da peça Orfeu da Conceição, entre elas “Se Todos Fossem Iguais a Você”, com letra do próprio Vinícius.

No ano seguinte emplacou dois grandes sucessos em parceria com Dolores Duran(1930-1959): “Estrada do Sol” e “Por Causa do Você”. Na mesma época, seu samba “A Felicidade”, também escrito com Vinícius, integrou a trilha do filme Orfeu do Carnaval, do francês Marcel Camus, vencedor do Festival de Cannes, na França. Na sequência vieram “Chega de Saudade”, “Desafinado” e “Samba de Uma Nota Só”. Mas, sem sombra de dúvida, seu maior sucesso foi a música escrita em 1962 em parceria com Vinícius :”Garota de Ipanema”, com versão em inglês gravada até por Frank Sinatra, com o título de “The Girl From Ipanema”.

Aliás, em 1967 Tom gravou com Sinatra: Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim, no qual interpretaram grandes clássicos do compositor.

No ano seguinte, venceu o Festival Internacional da Canção com a música “Sabiá”, esta em parceria com Chico Buarque.

Em 1974 gravou, com Elis Regina, outra super consagrada mundo afora, através de releituras de outros tantos grandes nomes: “Águas de Março”.

Seu lado sinfônico aflorou em “Urubu”, disco de 1987, quando ficou nítida a influência recebida de Heitor Villa-Lobos.

Seu último trabalho foi Antônio Brasileiro, lançado em novembro de 1994, um mês antes de morrer.

Fonte : Enciclopédia Musical Estadão – 2005

Foto : Divulgação.

JANTAR DO VICENTE DE PAULO

Neste sábado, dia 9 de junho, acontece mais um jantar dançante promovido pelo Templo Espírita Vicente de Paulo, no Buffet Styllus, que fica na Rua Carlos de Vilhena, 3360, na Vila Chico Júlio, em Franca.

O evento terá início às 20:30h e a parte musical fica por nossa conta, contando com a participação dos músicos Ito Reis e Evandro Veronez.

Reservas de convites podem ser feitas através do telefone 3723 5556, com Rosângela.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

radiovivamanaus.com.br (Web Rádio Studio Y) – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whatsapp (16) 9 8223 9669; e-mails:[email protected]/[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero