MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de maio de 2018 às 09:38
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“FALEMOS DE ORQUESTRA”

No século XVIII, as maiores orquestras, como as de Berlim e Mannheim (Alemanha) e Viena (Áustria) contavam regularmente com aproximadamente 40 integrantes. Já as orquestras de tamanho médio, como as de Salzburgo (Áustria) ou Esterházy (Hungria) totalizavam cerca de 25 músicos, sendo 15 instrumentistas de corda, quatro ou cinco de madeira (oboé, flautas, fagotes, clarinetes), duas ou três trompas e, ocasionalmente, trompetes e tímpanos.

O movimento musical que se desenvolveu em meados daquele século na corte de Mannheim foi fundamental na evolução da orquestra clássica. Ali, seus membros, entre os quais encontravam-se compositores como Johann Wenzel Stamitz (1717-1757), conseguiram formar uma orquestra de grande qualidade e envergadura e fizeram uma das contribuições mais importantes para a música do Classicismo: a noção de dinâmica, que viria a ser o uso do crescendo e do diminuendo, ampliando as possibilidades de expressão na execução da música em si.

Stamitz estabeleceu a primeira orquestra sinfônica clássica padronizada, composta de 35 ou 40 instrumentistas, agrupados em três seções: cordas, sopros e percussão. Ainda que a composição da orquestra variasse muito, era mais freqüente a seguinte distribuição: família de cordas(violinos, viola, violoncelos e contrabaixos), clavecino, oboés, fagotes, flautas, trompetes e tímpanos. Essa foi a primeira orquestra que usou os matizes dinâmicos piano (suave), crescendo (de suave a forte) e diminuendo (de forte a suave).

Na segunda metade do século XVIII, o número de integrantes da orquestra aumentou, com a adição de clarinetes e trompas. Os músicos seriam colocados em dois grupos opostos, cada um de um lado do palco e um em frente do outro.

Na ilustração, instrumentos usados numa orquestra sinfônica.

Fonte : Enciclopédia Musical Estadão – 2005

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

radiovivamanaus.com.br (Web Rádio Studio Y) – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).    

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app (16) 9 8223 9669;  e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero