MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de maio de 2018 às 11:21
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“O ENSINO DA MÚSICA”

O CONSERVATÓRIO MUSICAL DE PARIS

O ensino musical, que até o início do século XIX tinha sido uma questão artesanal de mestres e aprendizes ou, como na Itália, trabalho de escolas de beneficência para órfãos, passou a ter caráter público e oficial naquele século por meio dos conservatórios.

O primeiro foi o de Paris e sua função no século XIX foi importantíssima, proporcionando ensino de qualidade e ao mesmo tempo ditando normas de estilo que deviam ser seguidas pelos compositores.

Maurice Ravel

Não era fácil estudar no Conservatório de Paris. O ingresso acontecia aos dez anos, mediante exame público, que era sempre objeto de fortes protestos. O ensino incluía um sistema de freqüentes exames e prêmios anuais por especialidades, sempre diante de uma banca de autoridades que gerava um ambiente altamente competitivo. Em troca, um prêmio no Conservatório assegurava uma promissora carreira musical. O triunfo supremo de um estudante de composição em Paris era ganhar o prêmio de Roma, que incluía quatro anos de estudos na Academia Francesa na Vila Médici de Roma.

Claude Debussy

Entre os alunos notáveis do Conservatório podemos destacar Claude Debussy e Maurice Ravel.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

Durante oito anos mantivemos um programa musical no rádio FM dedicado a standards e clássicos da bossa nova, soul, rhythm & blues, blues e jazz através do qual angariamos um sem número de seguidores, apreciadores dos gêneros musicais citados.

Com a evolução da comunicação e a popularização das rádios via internet, não poderíamos deixar de aderir  a este novo e promissor segmento e resolvemos criar nossa própria web rádio que estará funcionando dentro das próximas semanas. Nosso BENY CHAGAS MUSIC SHOW será veiculado em diversos horários semanais nessa emissora, que contará com uma programação super qualificada, já em fase de revisão, para ser levada ao ar e apreciada sem interrupção, durante as 24 horas do dia.

Nosso programa já é transmitido por web rádios parceiras, como a seguir:

RÁDIO  PONTO1000-BRASIL.COM de Ribeirão Preto, PORTALMUSICALFRANCA.COM.BR, lógico, de Franca e

RADIONOVAMANAUS (STUDIO “Y”), de Manaus, AM.

A partir do nosso portal  WWW.BENYCHAGAS.COM você terá acesso a todas as as emissoras acima bem como a diversos assuntos e produtos de seu interesse, como nosso Stúdio Beny Chagas.

NÃO ABRIMOS MÃO DE SUA COMPANHIA !!!

CONFIRA A SINTONIA do BENY CHAGAS MUSIC SHOW:

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

radiovivamanaus.com.br (Web Rádio Studio Y) – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).    

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app (16) 9 8223 9669;  e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero