MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de maio de 2018 às 09:19
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“A MÚSICA”

Parte essencial de todas as culturas, a música é a mais universal das linguagens. Universal no tempo, desde a mais remota Antiguidade ocupa lugar preferencial em todas as culturas e é também universal no espaço,porque é utilizada por todos os povos.

E “cultura”? Etimologicamente, a palavra “cultura” procede do verbo latino colere (cultivar). Significa o conjunto de modos de vida, costumes e conhecimentos, revelando as características artísticas, científicas e tecnológicas de uma sociedade.

Uma das mais importantes manifestações da cultura é a arte, em suas diversas formas de expressão. Essas formas de expressão podem ser divididas em duas classes principais:

1. As que se manifestam em um suporte físico, como a pintura, a escultura, a arquitetura, o cinema, a literatura e tantas outras.

2. As que somente se manifestam quando são ouvidas : os textos orais e a música. Na música, por exemplo, não basta a existência de uma composição escrita; ela se torna realidade expressiva apenas quando é executada ou interpretada.

A música (do grego – musiké téchne, a arte das musas) é uma linguagem uma linguagem universal da cultura. Por essa razão, ela é, desde o princípio da humanidade, uma expressão cultural característica de qualquer época ou civilização. Seria inconcebível a cultura renascentista sem o italiano Palestrina, a cultura barroca sem o alemão Bach, o Classicismo sem o austríaco Mozart ou o século XX sem o rock.

Uma das afirmações mais incisivas nesse sentido foi feita pelo escritor alemão Goete, que disse: “Entre todas as coisas imagináveis elegemos a música, porque dela saem caminhos bem traçados em todas as direções”.

Durante toda a história da humanidade, a música se faz presente, por exemplo, na celebração dos ciclos da natureza, como ao servir aos diversos povos para acompanhar a mudança das estações.

As canções e as danças sempre foram, e continuam a ser, uma forma de celebração, evocando um bom cultivo e uma abundante safra.

Sem que nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, diz-se que a música pode ter surgido da observação dos sons da natureza e da necessidade do homem de organizar os sons, nascendo assim a prática dessa atividade tão prazerosa e, até certo ponto, viciante.


BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Desde o último dia 29 de abril passado deixamos de apresentar nosso programa musical dedicado à bossa nova, blues, r&b, soul e jazz através da FM Mais Brasil, de Franca, SP.

Queremos deixar registrado nosso agradecimento a todos os que nos prestigiaram enquanto estivemos no ar, através da FM “aberta”, como é chamada hoje uma emissora convencional, nas manhãs de sábado e domingo e, por último, também às segundas e terças-feiras, às 20 horas e convidar para a nossa nova fase na comunicação..

No ar desde fevereiro de 2010, ainda na extinta Unifran FM, para nossa honra e alegria arrebanhou um sem número de seguidores que sempre nos enviaram opiniões e sugestões, contribuindo parao enriquecimento de nosso repertório.

Acompanhando a evolução da comunicação, a exemplo do que acontece com este Jornal da Franca, acabamos de optar pela tendência inevitável: a comunicação através da internet. Cada vez mais ouvem suas emissoras prediletas através dos aplicativos facilmente instaláveis nos celulares, tablets, smartphones, smart tvs e multimídias instalados nos veículos ! Isto é uma realidade !

Por esta razão, estamos migrando de vez pra esta nova e cada vez mais evoluída plataforma.

Já contamos com diversas emissoras retransmitindo nossas produções. Algumas “experimentando” e outras já assumindo de forma definitiva a parceria conosco.

As pioneiras e mais fiéis são as web rádios : PONTO1000_BRASIL.COM de Ribeirão Preto, PORTALMUSICALFRANCA.COM.BR, lógico, de Franca e RADIONOVAMANAUS (STUDIO “Y”), de Manaus, AM.

Aguarde para muitíssimo breve o lançamento de nosso novo portal, oBENYCHAGAS.COM, a partir de onde você terá acesso a todas as emissoras nossas parceiras, bem como a diversos assuntos de seu interesse.

NÃO ABRO MÃO DE SUA COMPANHIA !!!

CONFIRA A SINTONIA do BENY CHAGAS MUSIC SHOW:

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

radiovivamanaus.com.br (Web Rádio Studio Y) – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app (16) 9 8223 9669; e-mails:[email protected]/[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero