MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 09:29
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“MORRE RAY THOMAS, FUNDADOR DA BANDA MOODY BLUES”


Desses grupos musicais que povoaram nossa adolescência, um que continua habitando nossas mentes durante todas essas décadas é  o Moody Blues.

The Moody Blues, a banda (na época grupo ou conjunto), foi formada em 1964, em Birmingham, na Inglaterra, por Ray Thomas, Mike Pinder, Denny Laine, Graeme Edge e Clint Warwick. No princípio, sua vertente musical foi o rhythm and blues, conforme registrado em seu primeiro álbum, “The Magnificent Moodies, de 1965. Mas depois enveredaram pelos caminhos da música psicodélica e do rock progressivo, sofrendo diversas mudanças em sua formação e no estilo sonoro, acabando por conseguir alcançar sucesso com apresentações bombásticas e um característico som orquestral. Entre suas grandes marcas registradas estão “Nights In White Satin”, de 1967 e “Talking Out Of Turn”, de 1981.

E Ray Thomas, o integrante que contribuiu mais plenamente para os maiores momentos do grupo, desde sua fundação, faleceu de câncer de próstata no último dia 4, aos 76 anos de idade.

Cantava, compunha, tocava flauta, pícolo, gaita, oboé, saxofone, percussão e teclados. Seu solo de flauta na gravação “Nights In White Satin” é tido e havido como um dos mais preciosos do mundo do rock progressivo.

Thomas deixou o Moody Blues em 2002, gravando dois álbuns-solo em 2010, que foram lançados conjuntamente.

Nos últimos anos, mesmo enfermo, andou participando de diversas gravações de outros artistas, como flautista.

Veja o vídeo em preto e branco, dos anos 60, contendo a clássica “Nights In White Satin” dos Moody Blues, destacando Ray Thomas na flauta.


JOSÉ ANDRADE GRAVA MAIS DE SUA VASTA OBRA

Já está em adiantado processo de gravação o terceiro CD contendo criações inéditas do advogado, poeta e compositor santabranquense radicado em Franca, José Andrade Pires. Francano de coração, Andrade já foi, inclusive, presidente da Academia Francana de Letras.

Muito organizado, o compositor catalogou toda a sua obra, desde as primeiras composições e publicou um livro contendo letras e músicas, estas, criteriosamente escritas em partituras pelo laureado violonista francano Luis Carlos dos Santos, que tem em seu currículo a execução de um livro de partituras do já falecido mestre do violão Paulinho Nogueira, de quem foi aluno.

Nos últimos anos o compositor e escritor vem gravando CDs contendo essas criações. Os trabalhos de gravação deste terceiro álbum estão sendo realizados no estúdio do aplaudido cantor e violonista Marcos Prado, já contando com participações de músicos francanos como o tecladista Gil Reis, o violeiro e acordeonista Ronaldo Sabino, o cavaquinista Feijão, o tenor Saulo Couto, a cantora Natalina, o saxofonista, flautista e clarinetista Miroel Piovesan, entre outros ainda não confirmados.

Por nossa conta e pra nossa honra, ficam  5 faixas do CD, que tem o título provisório de “Réstia de Luz”

Na foto da esquerda, Luis Carlos Santos e na da direita, Andrade, Beny e Marcos Prado.

“CANDEEIRO PIZZA BAR”

Continua nossa temporada com o show “RELEITURAS”, no Candeeiro, toda 5ª, a partir das 8 da noite. Entre os nossos “revisitados” estão Wilson Simonal, Johnny Rivers, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Bee Gees, Paulinho da Viola, Benito di Paula, Norah Jones, Tom Jobim, Vinícius, Toquinho, Secos & Molhados, Rita Lee…E por aí afora. Apereça por lá. Não abrimos mão de sua presença !

O “Candeeiro Pizza Bar” fica na Av. Dr. Antonio Barbosa Filho, nº 809 – Jardim Francano.

Franca – SP.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (20h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero