MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 10:45
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“CABELOS LONGOS, IDÉIAS CURTAS”

Meu inoxidável amigo Valdes Rodrigues, como sempre, líder de audiência, nos meus tempos de menino, levava ao ar pela PRB-5, Rádio Clube Hertz de Franca, seu “Disc-Jovem”, programa em que focalizava os grande êxitos musicais, num tempo em que nem se sonhava com internet e só os bons conseguiam obter e tocar os melhores discos dos melhores artistas do mundo. E isso fazia com que a gente, amante da arte, vivesse grudado no rádio e no telefone, pra pedir e ouvir as maiorais da moda.

E foi nesses shows musicais do Valdes que eu ouvi uma banda (na época, “conjunto”) que copiava os Beatles e se chamava Brazilian Bitles, e que gravava versões de sucessos não só dos 4 Fabulosos de Liverpool, mas também de outros grandes nomes da música mundial.

Uma dessas versões era “Cabelos Longos, Idéias Curtas”, do original francês “Cheveux Longs Et Idées Courtes”, que me chamou a atenção e, nem sei por que, até certo ponto me levou a me ligar no rock, que, até então, não me fazia muito a cabeça. Talvez pelo “que” de protesto contido no texto e isso me fascinava à época. Contestava as críticas ao uso de cabelos compridos pela rapaziada e, como aí eu me incluía, obviamente fui cutucado !

E conheci então o Elvis Presley francês, Johnny Haliday, que estava “estourado” em 1966 com a citada música. E eu, candidato a “crooner”, procurava me inteirar de todas as canções mais cantadas no mundo. E esse cara me levou a correr atrás de dicionários e fontes ricas em informações acerca do francês, pra não cometer gafes ao cantar. E atrás de “Cheveux Longs…” vieram “Que Je T’aime”, “Noir C’est Noir”, que ficou também famosa como “Black is Black, através de Los Bravos, “Retiens La Nuit” e muitas outras…

Pois é, esse cara, após transformar-se numa verdadeira lenda da música francesa, acabou de deixar o planeta. Johnny Halliday faleceu no último dia 6, aos 74 anos, após lutar por vários meses contra um câncer no pulmão, que já estava em fase de metástase.

Filho de pai belga e mãe francesa, o astro vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo de quase 58 anos de carreira. Cantor, compositor, ator, astro de comerciais, poderíamos dizer que foi na França o que Roberto Carlos foi e ainda é aqui para nós, para os da minha geração…

Entre seus cinco casamentos, um foi, nos anos 60/70, com a estrela da música Sylvie Vartan, de grande sucesso com a canção “Irresistiblement” e com quem esteve no Brasil, no início dos anos 70.

Passeando das baladas românticas, rock e pop até o blues com a mesma naturalidade, lotou estádios até o fim da cerreira, pouco antes de anunciar a doença que o levaria à morte.

Jean-Philippe Smet (seu verdadeiro nome) encantou três gerações de fãs e foi o símbolo da chamada “La Generation Perdue” e deixou sua marca registrada na calçada por onde caminharam os maiores talentos da música mundial.

CANDEEIRO

Nossas apresentações no “Candeeiro Pizza Bar” nos enchem de satisfação. Casa cheia toda semana!

Um dos mais conceituados estabelecimentos noturnos de Franca, comandado pelo competente Marcílio Garcetti, o “Candeeiro” é uma ótima pedida para suas horas de lazer. Pizza de primeiríssima qualidade, fórmula exclusiva da casa.

E, às 5ªs feiras, a partir das 20h, nossos amigos nos brindam com suas presenças pra ouvirem nossas “Releituras” musicias.  Revisitamos e interpretamos à nossa maneira, consagrações nacionais e internacionais de nomes como  Tom Jobim, Tim Maia, Paulinho da Viola, Bee Gees, Elvis Presley, Louis Armstrong, Elton John, Beatles, Roberto, Raul Seixas, Belchior, Chico César, Chico Buarque, Cassiano, Hyldon, Toquinho, Vinícius de Moraes e muitos, muitos outros.

Não abrimos mão de sua presença !

O “Candeeiro Pizza Bar” fica na Av. Dr. Antonio Barbosa Filho, nº 809 – Jardim Francano

Franca – SP.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – e www.radiomaisbrasil.com – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (20h Brasília).    

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero