Maio Amarelo: rodovias paulistas reforçam ações educativas para segurança

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 1 de maio de 2019 às 01:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:31
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Programa terá mais de 200 ações de incentivo a atitudes que contribuam para um trânsito mais seguro

Durante o mês de maio, a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e
as 21 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias do
Estado vão intensificar ações de conscientização de motoristas e pedestres por
um trânsito mais seguro.

Em apoio ao Movimento Maio Amarelo, sob o tema “No trânsito, o sentido é
a vida”, serão realizadas mais de 200 atividades interativas em todo o Estado
de São Paulo.

As ações também compreendem a distribuição de material educativo com
foco nos diversos atores do trânsito como motoristas, pedestres, motociclistas,
caminhoneiros, passageiros de ônibus e ciclistas.

As concessionárias irão intensificar ainda a comunicação de mensagens
relativas ao tema nos painéis eletrônicos das rodovias, em sites e nos seus
canais de mídias sociais, visando alertar o maior número de pessoas possível
para a importância do Maio Amarelo.

Rodovírtua

A programação da Artesp inclui atividades com o Rodovírtua – óculos de
realidade virtual que simula situações de risco no trânsito. Quem usa o
equipamento educativo, desenvolvido pela agência em parceria com o DER/SP,
vivencia, no mundo virtual, situações de perigo ao volante.

Os filmes permitem simular os riscos e os perigos de dirigir sob efeito
do álcool; usar o celular ao volante; realizar ultrapassagem perigosa; ou, no
caso dos pedestres, atravessar vias em locais não permitidos. A ideia é que
esses riscos virtuais sirvam de alerta para que as pessoas não se arrisquem na
vida real.

Durante o mês estão programadas 32 ações com o equipamento em todo o
Estado, parte delas abertas ao público em geral e outras atividades, em
parcerias com empresas, escolas ou entidades, para um público restrito. Desde o
lançamento do equipamento, em 2017, as ações do Projeto Rodovírtua já
alcançaram 41 mil pessoas através de parcerias com 194 escolas, empresas,
associações e outras entidades, em 104 municípios.

Em todas as ações previstas para o Maio Amarelo, como ocorre
habitualmente, também serão distribuídos gibis da Turma da Mônica que abordam o
tema segurança viária com foco no aprendizado das crianças. O material é
produzido a partir de uma parceria entre a Agência Reguladora e a Maurício de
Sousa Produções. Além das histórias, os gibis contam com passatempos que
ensinam a garotada a desenvolver um comportamento seguro e consciente no
trânsito.

Concessionárias

Seguindo o calendário do Maio Amarelo, as concessionárias de rodovia
irão promover uma série de ações sobre segurança e educação no trânsito em
cidades cobertas pelos 8,4 mil km da malha concedida em todo o Estado.

São atividades educativas em escolas, praças e locais públicos,
palestras em empresas, treinamentos, café da manhã nas passarelas para
incentivar a travessia segura, divulgação de alertas nos painéis de mensagens
eletrônicas das rodovias e distribuição de folhetos informativos, entre outras.


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