Macarrão grano duro: porque você deve escolher esse tipo de massa

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O macarrão grano duro é considerado o melhor tipo da massa e é um dos mais usados no mundo, inclusive pelos italianos

Macarrão grano duro é um dos mais usados em todo o mundo – foto Freepik

 

O macarrão grano duro é considerado o melhor tipo da massa e é um dos mais usados no mundo, inclusive pelos italianos. Mas você sabe o porquê?

Sua receita leva apenas dois ingredientes na composição: água e farinha de trigo.

No entanto, a espécie de trigo usado diferencia o macarrão: grano duro é preparado com uma espécie de trigo especial que faz toda a diferença no alimento, principalmente na consistência e no modo de preparo.

Veja os principais motivos para escolher esse tipo de massa!

Macarrão grano duro possui mais proteínas que os outros tipos

O macarrão grano duro contém o Tricutum Durum em sua composição, uma espécie de trigo que contém uma quantidade maior de proteínas do que os demais.

Isso acontece por conta da espécie do trigo ser um pouco mais proteica e pela produção do macarrão, que passa por um processo mais brando de refinamento e tem a maioria dos seus nutrientes preservados.

Por isso, o grano duro é considerado um pouquinho mais nutritivo que as massas à base de trigo comum.

O macarrão grano duro não desmancha durante o preparo

Sabe quando a massa passa um pouco do ponto e já fica toda molenga e empapada? Isso não acontece com o macarrão grano duro.

Por ter um teor mais alto de proteínas e ser menos refinada do que as outras variedades, a textura dessa massa é mais dura e elástica e não quebra e nem se desmancha durante o cozimento do macarrão na água.

Um exemplo disso é quando você coloca uma concha de molho quente por cima da massa cozida: A massa feita com trigo normal cozinha novamente e amolece, podendo ficar até com um aspecto de papa.

Isso não acontece com o macarrão grano duro, pois ele é naturalmente mais resistente e não vai cozinhar de novo quando o molho for acrescentado.

O macarrão grano duro fica soltinho

O macarrão grano duro tende grudar menos do que as massas feitas com trigo comum. Além disso, esse tipo de massa solta muito menos amido na água, o que evita que o macarrão grude.

Por isso, é muito mais fácil cozinhar um espaguete grano duro, que é um macarrão que cozinha mais rápido e você não precisa ficar mexendo o tempo todo para evitar que ela agarre ou embole na panela.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia