Lojas lotadas em Franca marcam as compras de última hora para o Natal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de dezembro de 2017 às 09:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

SCPC estima que 9% dos consumidores ainda estavam esperando a parcela do 13º salário

As lojas de Franca, tanto do Centro como nos shoppings, apresentaram intensa movimentação no início deste domingo, véspera de Natal. Muitas pessoas, como é de costume, deixaram as compras de presentes para a última hora, como já é costume entre muitos francanos.

E a tendência não é apenas local. Pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que 11,5 milhões de pessoas deixaram a escolha do presente para a última hora em todo o país.
Isso representa 9% de consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.

Entre esses consumidores “atrasadinhos”, 52% justificam que preferem esse período para ver se conseguem alguma promoção. Outros 15% afirmam que só recebem o pagamento perto do Natal e 10% acabam postergando as compras por falta de tempo.

Além disso, 9% ainda estavam esperando a segunda parcela do 13º salário. Segundo a  economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, deixar as compras natalinas para a última hora nem sempre é garantia de bons preços.

“Se o consumidor deixa para comprar muito em cima da hora, acaba não tendo tempo para pesquisar preços ou encontrar opções de produtos mais baratas e, consequentemente, fica mais exposto a gastos maiores, que podem comprometer o orçamento”, explica. 


+ Economia