Lojas de Franca ignoram o feriado e abrem as portas nesta segunda-feira, 20

  • Entre linhas
  • Publicado em 19 de novembro de 2017 às 22:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comércio funcionará normalmente das 9h às 18h, já de olho nas vendas para o período de Natal

Com a proximidade do Natal, período considerado de maior lucro para o setor comercial, as lojas de Franca vão ignorar o próximo feriado – Dia Nacional da Consciência Negra -, comemorado nesta segunda-feira, 20, e funcionarão normalmente.

Os estabelecimentos do Centro, Estação e avenidas, estarão de portas abertas das 9h às 18h, segundo acordo com negociação entre o Sindicato dos Empregados no Comércio e o Sindicato do Comércio Varejista de Franca. Já nos shoppings, o funcionamento também é padrão.

CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, embora ainda não seja considerado feriado nacional. No entanto, mais de mil cidades brasileiras decretaram feriado em 20 de novembro, incluindo Franca.

A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo e sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.


+ Comércio