compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Termo “admin” e sequência de “123456” estão entre as senhas mais utilizadas pelos brasileiros; veja lista e saiba como criar códigos fortes
As duas senhas mais usadas no Brasil em 2023 estão entre as mais populares — e inseguras — do mundo.
De acordo com o ranking divulgado pela empresa de segurança digital NordPass, a palavra-chave “admin” e a sequência “123456” levam menos de um segundo para serem descobertas por hackers e cibercriminosos.
A má notícia é que as duas combinações foram escolhidas, respectivamente, por 204 mil e 137 mil brasileiros. No levantamento, há uma série de outros códigos fracos e previsíveis, que não seguem as boas práticas recomendadas para criar uma senha forte.
A senha mais comum e menos segura utilizada no mundo inteiro em 2023 é a sequência “123456”, que foi usada por mais de 4,5 milhões de pessoas.
Ranking
O ranking segue com outros códigos numéricos nas primeiras posições, o que também acontece no Brasil. Combinações como “12345678”, “102030”, “123456789” e “12345” aparecem entre as senhas mais escolhidas no país.
Em seguida, também aparecem palavras-chave que unem letras e números. A combinação “gvt12345”, que leva cerca de 11 segundos para ser descoberta, ocupa a sétima posição da lista e foi usada por mais de 10 mil brasileiros.
Já o conjunto “senha123”, que demora 17 segundos para ser burlado, foi empregado mais de 6,5 mil vezes.
Já o termo “password” (“senha”, em inglês), que leva menos de um segundo para ser descoberto, ocupa a oitava posição da lista e foi usado por mais de 8 mil brasileiros.
Em 2022, essa foi a palavra-chave mais usada ao redor do mundo. A seguir, veja a lista completa com as piores senhas do Brasil e do mundo em 2023 e saiba como criar palavras-chave seguras.
Como criar boas senhas
Para aumentar a segurança no ambiente virtual, é necessário criar senhas fortes, com cerca de 12 caracteres, que combinem números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais.
Para criar palavras-chave ainda mais resistentes, os internautas podem utilizar geradores de senhas, como Avast! e LastPass.
Também é altamente recomendado não usar a mesma senha para diferentes serviços, além de não salvá-las em navegadores ou aplicativos.
Autenticação de dois fatores
Os usuários ainda podem optar por fazer a autenticação de dois fatores. Com o sistema, todo login deverá ser verificado pelo criador da conta para que o serviço possa ser acesso.
Mas vale ressaltar que, para uma proteção ainda mais eficaz, é indicado optar por aplicativos autenticadores para fazer a validação.
Em comparação com o SMS e os tokens, por exemplo, o método é o mais seguro, já que não expõe dados importantes a possíveis hackers no celular e no PC.
(Com informações de Techtudo e NordPass)