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A Central 135 foi criada para ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone
Foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (21/10) o edital para contratação de empresa que viabilizará a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 oriundas de telefone celular.
Hoje, apenas as ligações feitas por telefone fixo são gratuitas. Quem liga para o 135 pelo celular, paga o preço de uma ligação local.
Valores e abrangência
O valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões, para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação. Além disso, conforme previsto no edital, o INSS pagará apenas o que realmente for utilizado na franquia contratada. A abertura da licitação está prevista o dia 16 de novembro.
A gratuidade beneficiará cerca de 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE de 2018/2019. À época, estimou-se que cerca de cerca de 81% da população brasileira acima dos 10 anos de idade possuía um telefone celular.
A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.
A Central de atendimento 135
A Central de atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone.
Atualmente, conta com três unidades em funcionamento: Salvador, Caruaru e Recife, reunindo mais de 5,6 mil colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS.
Até setembro de 2022, já foram atendidas mais de 30 milhões de chamadas.
A Central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).