Ligações de telefone celular para a central 135 do INSS passarão a ser gratuitas

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 23 de outubro de 2022 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Central 135 foi criada para ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone

Foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (21/10) o edital para contratação de empresa que viabilizará a gratuidade das ligações feitas para a Central 135 oriundas de telefone celular.

Hoje, apenas as ligações feitas por telefone fixo são gratuitas. Quem liga para o 135 pelo celular, paga o preço de uma ligação local.

Valores e abrangência

O valor máximo estimado da contratação é R$ 43 milhões, para um contrato de 12 meses, mas espera-se que este valor seja reduzido durante a licitação. Além disso, conforme previsto no edital, o INSS pagará apenas o que realmente for utilizado na franquia contratada. A abertura da licitação está prevista o dia 16 de novembro.

A gratuidade beneficiará cerca de 172 milhões de brasileiros, segundo dados do IBGE de 2018/2019. À época, estimou-se que cerca de cerca de 81% da população brasileira acima dos 10 anos de idade possuía um telefone celular.

A previsão é que o novo serviço gratuito seja disponibilizado entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, dependendo da conclusão da licitação e instalação da infraestrutura necessária pela empresa vencedora do certame.

A Central de atendimento 135

A Central de atendimento 135 foi criada com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone.

Atualmente, conta com três unidades em funcionamento: Salvador, Caruaru e Recife, reunindo mais de 5,6 mil colaboradores entre profissionais contratados e servidores do INSS.

Até setembro de 2022, já foram atendidas mais de 30 milhões de chamadas.

A Central funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).


+ zero