Liga Nacional e CBB seguem em guerra e clubes de basquetebol poderão ser punidos

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 17 de setembro de 2023 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entidades não se entendem na disputa pelo comando do basquetebol brasileiro

Entidades não se entendem na disputa pelo comando do basquetebol brasileiro

Um novo capítulo no desentendimento entre Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Liga Nacional de Basquete (LNB) ocorreu nesta sexta-feira (15).

A CBB emitiu uma nota para informar que “tomará medidas cabíveis” contra clubes filiados que participarem de torneios não chancelados pela CBB e pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

A competição em questão é o Torneio Interligas que estava prevista para começar nesta sexta. A disputa, amistosa, é organizada pela LNB em parceria com a Liga Argentina como preparação para a temporada 2023/2024.

A competição contará com oito clubes: Corinthians-BRA, Pinheiros-BRA, Caxias-BRA, Pato Basquete-BRA, Olímpico-ARG, Platense-ARG, Regatas-ARG e Riachuelo-ARG.

Para a CBB, a participação de competições não filiadas é uma infração. A Confederação usa como base o próprio Estatuto Social e o Estatuto da FIBA. A CBB usa como base o artigo nove da FIBA e a seção um do próprio estatuto.

“Diante do exposto, a CBB informa que, caso qualquer clube filiado participe de competições internacionais não chanceladas pela CBB e pela FIBA, em especial, o Torneio Interligas, tomará as medidas cabíveis com a aplicação de penalidades nos termos dos regulamentos aplicáveis, incluindo a desclassificação do referido clube do campeonato nacional, tal como determinado pela FIBA”, diz parte do comunicado.


+ Basquete