Liberte-se do pijama. Seis motivos e benefícios para se dormir sem roupa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 17:42
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dormir nu pode pode ter impacto na qualidade e na duração do sono – importantes para a saúde e bem-estar

Se ainda não dorme nu, seja por tabu ou por não dispensar o conforto de um pijama quentinho, pense duas vezes. Há uma série de benefícios associados a esta prática que podem estar deixando de aproveitar.

1) – Promove uma melhor qualidade do sono: 

Dormir num ambiente mais fresco ajuda a melhorar a qualidade do sono. Desta forma, a temperatura ideal do quarto deve variar entre 15,6 a 19,4°C. 

Dormir nu é uma maneira de manter a temperatura interna do corpo baixa. A falta de sono de boa qualidade pode aumentar o risco de obesidade, diabetes, depressão, doenças cardíacas e pressão alta. 

2) – Ajuda a adormecer mais rápido: 

A temperatura corporal é uma parte essencial do ritmo circadiano – um relógio biológico que regula quando as pessoas dormem e acordam. 

A temperatura corporal altera-se ao longo do dia, diminuindo gradualmente ao longo da tarde e da noite. Esse declínio de temperatura explica, em parte, por que as pessoas começam a sentir sono à noite.

Dormir nu ajuda a pele a arrefecer mais rapidamente, o que contribui para a diminuição da temperatura corporal, fazendo com que a pessoa durma mais cedo.

3) – Melhora a autoestima:

Dormir nu pode ajudar a se sentir mais confortável com o seu corpo. Esta é uma maneira de começar a desvalorizar as imperfeições que, habitualmente, tenta esconder com o pijama e com a roupa do dia a dia. 

4) – Previne infeções vaginais fúngicas (candidíase)

Uma vez que a vagina é um ambiente quente e úmido, é também o local ideal para o crescimento de fungos. 

As infecções vaginais fúngicas são muito comuns e dormir sem roupa pode ajudar a reduzir o risco destas infecções, uma vez que não constitui barreiras à libertação do calor e da umidade durante a noite. 

5) – Pode melhorar a fertilidade masculina:

Temperaturas elevadas podem afetar negativamente o funcionamento dos testículos. Assim, dormir nu também pode ajudar a manter os testículos frios à noite, o que pode ajudar a melhorar a contagem de espermatozoides. 

6) – Contribui de forma positiva para as relações amorosas:

Quando dois corpos se tocam, os sentidos estão mais despertos e a intimidade intensifica-se. Isto porque o corpo liberta oxitocina – um hormônio que reduz a pressão arterial, o stress e é parcialmente responsável pelo orgasmo.


+ Comportamento