LIBERDADE ALIMENTO

  • Língua Portuguesa
  • Publicado em 25 de novembro de 2019 às 12:39
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prestes a perder o que nunca tivemos, mas um dia cremos que sim, propus algumas reflexões. Em um momento da história em que os oprimidos saem das sombras, compilei pensamentos tornados frases. Estão certos? Errados? Não é essa a proposta. Refletir é a proposta. Um tiro não pode matar uma ideia? Pode. Não sejamos românticos: medo é corrente, tapa olho, soco na cara. Um conservador pode destruir uma revolução? Não. Sejamos práticos. Mas, revolucionários sempre se sabotam, ao chegarem ao poder. Poder vicia. Não poder também. Ter medo de poder também. Quem prega a liberdade, encarcera quem não compartilha da pregação. A liberdade não tem dono, mas, quem a resumiu em uma estátua, é o dono do símbolo apenas. Apenas.

Uma criança não precisa de limites, precisa de estímulo. Cercear o comportamento é matar a criatividade. Estamos em um deserto. Quem quer impor limites, quer que a história tropece em si mesma. O passado é “lindo”, ninguém é dono dele. E as escolas têm paredes…

Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda. (Cecília Meireles)

A mulher é o negro do mundo. A mulher é a escrava dos escravos. Se ela tenta ser livre, tu dizes que ela não te ama. Se ela pensa, tu dizes que ela quer ser homem. (John Lennon)

A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência. (Mahatma Gandhi)

Somos indivíduos livres e nossa liberdade nos condena a tomarmos decisões durante toda a nossa vida. Não existem valores ou regras eternas, a partir das quais podemos no guiar. E isto torna mais importantes nossas decisões, nossas escolhas. (Jean-Paul Sartre)

Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências. (Pablo Neruda)

Por que é que o cão é tão livre?
Porque ele é o mistério vivo que não se indaga
. (Clarice Lispector)

A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade. (Sigmund Freud)

É um estranho desejo, desejar o poder e perder a liberdade. (Francis Bacon)

Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento. (Antoine de Sant-Exupéry)


Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro
. (Gabriel, o Pensador)


+ Educação