Leite longa vida tem aumento e alta chega a 46% nos supermercados

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de setembro de 2018 às 00:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:00
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O produto é o que mais pesou no bolso do consumidor na cesta com os 35 itens mais consumidos nos mercados

O leite longa vida vendido nos supermercados
do país registrou alta de 46,27% nos sete primeiros meses deste ano em relação
ao mesmo período de 2017, segundo a Abras (Associação Brasileira de
Supermercados).

O produto é o que mais pesou no
bolso do consumidor na cesta com os 35 itens mais consumidos nos mercados
brasileiros. Só em julho, o leite de caixinha subiu 8,55% em todas as regiões.

Os valores dos queijos prato e muçarela,
derivados do leite, também são pressionados e mostraram forte alta. Os aumentos
foram de 11% e 14% no período, respectivamente.

Os itens têm variação bem
superior à inflação registrada nos supermercados, que é de 3,43% entre janeiro
e julho deste ano, e também está acima do IPCA do período, medido em 2,91%.

Segundo o Cepea (Centro de
Estudos Avançados em Economia Aplicada), entre os fatores que influenciaram o
aumento está a valorização do leite no campo, como consequência da paralisação
dos caminhoneiros, pois o abastecimento acirrou a concorrência no mercado de
laticínios.

A entressafra no Sudeste e a
seca também são apontados como motivos da disparada do produto.


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