Laboratório das Artes tem exposição “Percursos Impressos da História”, de Atalie

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de maio de 2024 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As obras, inspiradas em fábricas francanas, são uma continuação do ofício da pintura que Atalie exerce há mais de 40 anos.

Será inaugurada no Laboratório das Artes, às 10 horas da próxima segunda-feira (03 de junho), a mostra “Percursos Impressos da História – Linóleos de Atalie”, que reúne conjunto representativo de obras da vasta produção nesta técnica da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves.

Trata-se de mais um evento da programação do Lab que comemora os 200 anos de Franca.

Constituída por trinta e seis gravuras principalmente em preto & branco, as obras produzidas ao longo de quase cinquenta anos de atividades com essa técnica milenar, traz trabalhos de diversas séries feitas pela artista.

São imagens inspiradas a partir de suas viagens e andanças pelo mundo e também do universo da indústria da cidade de Franca, constituindo-se numa verdadeira reportagem gráfica documental da técnicas de trabalho manual e artesanal do processo produtivo do setor calçadista, que foi mudando ao longo dos anos.

40 anos de arte

As obras, criadas a partir de pesquisas e imagens coletadas pela própria autora em fábricas da cidade e em lugares que visitou, é uma continuação do ofício tradicional da pintura que exerce há mais de 40 anos.

Ela recria lugares através da memória afetiva com uso rebuscado da geometria que fazem reviver as imagens que a artista observou em suas andanças. Até mesmo as matrizes utilizam materiais provenientes da própria indústria, como placas de borracha que podem ser escavadas e usadas para impressão das obras em papel.

Como escreveu o professor Norberto Stori, “Atalie trabalha as suas obras não com um desígnio documental, mas sim com a sua linguagem artística, pois, trata-se de uma artista antes de tudo fiel a si própria, às suas buscas. Não se apega aos modismos e ao mercado de arte”.

Plasticidade

Segundo Stori, “no intimismo de suas obras, a sensibilidade está nas composições formais e cromáticas seguras, revelando a artista no seu ato criador. Espaços organizados dosando a composição com linhas verticais, horizontais, circulares e curvas, cada trabalho existe por si só, obra única. Busca a plasticidade nas formas, nas cores e nos espaços organizados”.

Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de artista plástica e professora de artes desde então.

Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal. Atualmente, dedica-se à coordenação das atividades artísticas do Laboratório das Artes de Franca, importante movimento cultural da cidade, do qual foi uma das fundadoras.

Serviço

Exposição: “Percursos Impressos da História – Linóleos de Atalie”” – Gravuras de Atalie Rodrigues Alves

Abertura: dia 03 de junho, 10 horas

Visitação: até 31 de julho de 2024

Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h

Local: Laboratório das Artes de Franca

Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação – Franca (SP)

Entrada Franca


+ Artes