Laboratório das Artes de Franca desenvolve Catalogação do Acervo de Arte Moderna

  • Nene Sanches
  • Publicado em 23 de abril de 2024 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O público também poderá ter acesso ao acervo digitalizado por meio de um site, com previsão que esteja concluído até o final do ano

Coordenado pela artista Atalie Rodrigues Alves, foi iniciado o projeto de “Catalogação e Divulgação do Acervo de Arte Moderna do Laboratório das Artes”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo com apoio da FEAC e Prefeitura de Franca.

O projeto prevê a descrição arquivística, catalogação, digitalização e divulgação do acervo de artes plásticas sob a guarda do movimento cultural Laboratório das Artes de Franca (LAB), pertencente a seus coordenadores Mauro Ferreira e Maria Atalie Rodrigues Alves Ferreira.

As obras foram reunidas pelos dois artistas através de doações ou trocas pessoais, desde a década de 1970. A responsável pela catalogação é a historiadora Higina Marques.

Atualmente, o acervo é constituído por mais de setecentas obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras e esculturas, principalmente de dezenas de artistas de Franca-SP e região, além de abranger também obras de artistas de renome nacional e gravuras de artistas estrangeiros.

Originais

Boa parte destas obras de arte originais em pinturas, desenhos e gravuras traduz plasticamente as mudanças culturais que a cidade de Franca – SP atravessou desde os anos 1970, registrando e resgatando momentos de sua história.

Além da preservação deste importante acervo, o projeto busca valorizar o patrimônio cultural local durante as festividades de comemoração dos 200 anos da cidade.

Entre as ações de valorização está a organização de mostras de expressivo nível artístico e cultural, sob a curadoria da artista Atalie R. Alves, pensadas para ampliar o acesso do público contemplando, inclusive, o calendário de exposições da Pinacoteca Municipal “Miguel Ângelo Pucci .”

O público também poderá ter acesso ao acervo digitalizado por meio de um site, com previsão que esteja concluído até o final deste ano.


+ Artes