LAB de Franca abre neste sábado, 26, a exposição “Policromias de Portugal”

  • Entre linhas
  • Publicado em 25 de outubro de 2019 às 15:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mostra com trabalhos recentes da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves

Atalie durante sua exposição em Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras (Foto: Acervo Pessoal/Reprodução)

Será inaugurada neste sábado, 26 de outubro, a partir das 20h, no Laboratório das Artes, a mostra “Policromias de Portugal” que reúne pinturas da produção recente da pintora, gravadora, desenhista e arte-educadora Atalie Rodrigues Alves, constituída por aquarelas com imagens inspiradas a partir de suas viagens e andanças pelo mundo, que incluem imagens baseadas em locais que visitou em Portugal durante a residência artística que fez ano passado a convite da prefeitura do município de Torres Vedras.

As obras, criadas a partir de pesquisas e imagens coletadas pela própria autora em diversas cidades portuguesas, como Lisboa, Óbidos e Torres Vedras, é uma continuação do ofício tradicional da pintura que exerce há mais de 40 anos, recriando lugares através da memória afetiva com uso rebuscado da geometria e de cores vivas e intensas, luminosas, que fazem reviver as paisagens que a artista viu noutras paragens além-mar.

Como escreveu o professor Norberto Stori, “Atalie trabalha as suas aquarelas não com um desígnio documental, mas sim com a sua linguagem artística, pois, trata-se de uma artista antes de tudo fiel a si própria, às suas buscas e verdade pictórica. Não se apega aos modismos e ao mercado de arte. No intimismo de suas obras, a sensibilidade está nas composições formais e cromáticas seguras, revelando a artista no seu ato criador. Espaços organizados dosando a composição com linhas verticais, horizontais, circulares e curvas, cada trabalho existe por si só, obra única. Busca a plasticidade nas formas, nas cores e nos espaços organizados”.

Atalie, natural de Franca, é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1976) e dedica-se ao ofício de artista plástica e professora de artes desde então. Dentre outras atividades, foi também diretora da Pinacoteca Municipal. Atualmente, dedica-se à coordenação das atividades artísticas do Laboratório das Artes de Franca, importante movimento cultural da cidade, do qual foi uma das fundadoras.

Serviço

Exposição: “Policromias de Portugal” – Aquarelas de Atalie Rodrigues Alves

Abertura: dia 26 de outubro, 20 horas

Visitação: até 20 de dezembro de 2019

Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 12h e das 14 às 17h

Local: Laboratório das Artes de Franca

Endereço: Rua Cuba, 1099 – Jardim Consolação – Franca (SP)

Entrada Franca


+ Cultura