Julho Amarelo: Franca disponibiliza testes rápidos de hepatites durante a semana

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 24 de julho de 2024 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A campanha visa reforçar as ações de vigilância, prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais

Prevenção e conscientização contra hepatites B e C são reforçadas na campanha Julho Amarelo

 

O Serviço de Assistência Especializada em IST/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Saúde de Franca estão realizando  durante esta semana testes rápidos, gratuitos, de Hepatites B e C, da Campanha ‘Julho Amarelo’.

O atendimento está sendo prestado das 7 às 15 horas, onde o paciente, com idade a partir de 5 anos, poderá optar por realizar os exames por meio de punção digital, ficando prontos em 15 minutos, ou realizar no laboratório credenciado pelo município.

A campanha visa reforçar as ações de vigilância, prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. São doenças que, muitas vezes, são silenciosas, mas que podem causar sérios danos ao fígado e à saúde geral.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum no Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente.

O Centro de Testagem fica no antigo Centro de Saúde (rua Ouvidor Freire, 2109, esquina com a rua General Osório, no Centro).

Os exames também estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde, mediante agendamento, no horário das 7 às 19 horas.

Basta que o interessado compareça a qualquer unidade e deixe agendado o horário para que receba o atendimento, que será oferecido até a próxima sexta-feira, 26.

A doença

As hepatites podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente, em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; relação sexual desprotegida; contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical) e, por meio, de transfusão de sangue ou hemoderivados.

A hepatite C tem cura, o tratamento é gratuito e sem efeitos colaterais. A hepatite B tem prevenção com a vacina.

Os sintomas mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.


+ Saúde