compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
A publicação articula uma discussão crucial de nosso tempo e de nossa sociedade: a defesa da dignidade humana.
Eliana Nogueira, juíza do Trabalho em Franca, é uma das organizadoras do livro em defesa da dignidade humana
“O livro “Contribuições das Ciências Humanas e Sociais Para a (Re)Construção da Dignidade da Pessoa Humana” é uma coletânea de textos organizado por Eliana dos Santos Alves Nogueira, Gabriela Marcassa Thomaz de Aquino e João Batista Martins César, que articula uma discussão crucial de nosso tempo e de nossa sociedade: a defesa da dignidade humana. A obra é publicada pela Editora Lacier.
A coletânea é uma homenagem ao Padre Júlio Lancellotti, em reconhecimento de sua luta constante em prol daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade.
O livro considera os problemas atuais e subjacentes às desigualdades sociais, de classe, étnico-racial, de gênero e regional tão amplamente reatualizados pela pandemia do novo Coronavírus, Covid-19, e pelo aprofundamento das medidas neoliberais no país, acompanhados do ataque à democracia e ampliação da militarização do Estado.
Problemas que já existiam, mas que ganharam novos componentes capazes de produzir um significativo salto nas taxas de desemprego, de pessoas em situação de rua, da violência contra mulher, do trabalho infantil ou de crianças e adolescentes perambulando pelos faróis e esquinas das cidades à espera de um trocado, a fome é um espectro que anuncia a miséria e ganha novas dimensões no contexto pandêmico, entre outras expressões da questão social.
Situações que vem sendo naturalizadas pelos comportamentos individualistas e egoístas nutridos, especialmente, pela política neoliberal, do “salve-se quem puder”, justificado pela meritocracia e autoritarismo.”
Participam da obra renomados estudiosos e, dentre eles, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Luiz Phillipe Vieira de Mello Filho.