compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Gustavo Caetano e Isadora Cardoso têm 18 anos e, após serem premiados em 3º lugar, vivem a expectativa da ideia ser colocada em prática
Gustavo Macedo Caetano e Isadora Campos Cardoso, ambos de 18 anos, são Jovens Aprendizes na Sabesp de Franca desde março. O olhar atento dos dois à utilização de papéis e plásticos no universo empresarial inspirou a elaboração de um projeto de reutilização desses materiais pela própria empresa de forma inovadora, responsável e consciente.
A proposta criada por Gustavo e Isadora se baseia em três conceitos: ESG (Environmental, Social and Governance); logística reversa e economia circular, focada em uma gestão responsável dos resíduos descartados em cada unidade da Sabesp.
O projeto prevê que todo resíduo de papel e plástico passe pela coleta seletiva dentro da própria empresa, em cada setor e unidade, e seja encaminhado aos serviços de coleta de lixo, objetivando a reciclagem.
Economia
A partir disso, os papéis e plásticos descartados ganham uma nova função: servir de matéria-prima. Esses materiais, renovados e reciclados, voltariam para a empresa, poupando a necessidade de comprar novos papéis, situação que não só provocaria a economia monetária, mas também garantiria que os recursos naturais do meio ambiente fossem cada vez menos explorados pela produção dos materiais indispensáveis à empresa.
Os jovens argumentam que todos os materiais novos colaboram para a extração de recursos naturais na sua produção e é preciso ter compromisso e cuidado com o meio ambiente, principalmente diante da escassez de recursos hídricos e florestais na atualidade.
“O plástico demora 400 anos para se decompor. É muito tempo e vemos esse tipo de material ser descartado sem qualquer empatia com a natureza. A nossa ideia é que os materiais plásticos e papéis sejam reciclados por uma empresa terceirizada, através de um serviço externo, mas retornem para as unidades para serem usados novamente”, disse Gustavo, que trabalha na área de informática da Sabesp.
772 participantes
O projeto foi um dos 654 trabalhos inscritos no Prêmio Empreendedor Sabesp 2022. Gustavo Caetano e Isadora Campos estiveram entre os 772 participantes desta edição, finalizada na semana passada e ganharam em terceiro lugar na categoria Jovem Empreendedor.
“É muito recompensador ser premiado e saber que a Sabesp investe em inovação de forma constante e também dá voz aos jovens, a quem está iniciando. Esse é meu primeiro emprego e essa oportunidade realmente foi gratificante”, afirmou Gustavo.
Após a premiação, a expectativa é ver o projeto colocado em prática. “Eu imaginava que ficaríamos entre os Top 3 porque nos dedicamos muito a esse projeto e fizemos a abordagem de um tema que está em alta, a gestão de recursos. Foi incrível concorrer e ver um projeto da Sabesp de Franca ser avaliado, reconhecido e aprovado pelos avaliadores. Nossa expectativa é ver a ideia se tornar realidade”, disse Isadora, que atua no departamento Jurídico.
Impacto ecológico
“No setor em que trabalho são muitos papéis e processos com que lido todos os dias e o nosso projeto tem como proposta reduzir os impactos do grande consumo desses materiais”.
O superintendente da regional da Sabesp Franca, Gilson Santos de Mendonça, apoia a iniciativa por valorizar e estimular ideias inovadoras.
“Quero destacar a importância do Prêmio Empreendedor criado pela Sabesp, pois incentiva iniciativas inovadoras na empresa. E é fundamental que a empresa inove permanentemente com o objetivo de continuar prestando serviços de excelência à população”, afirmou.
O Prêmio Empreendedor Sabesp
O Prêmio Empreendedor Sabesp foi instituído em 2018 e é aberto aos colaboradores da companhia, com o objetivo de valorizar talentos, novas ideias, implantar projetos inovadores, além de promover e fomentar o intraempreendedorismo e melhorar os serviços prestados pela empresa.
Os participantes podem inscrever trabalhos em três categorias: Ideia – nas modalidades Geral e Diversidade e Inclusão; Boas Práticas e Jovem Empreendedor.
Além de contribuir com a Cultura da Inovação da Sabesp, os participantes concorrem a prêmios em dinheiro. Gustavo Caetano participou da cerimônia de premiação em São Paulo. “O prêmio em dinheiro é mais uma questão simbólica, fico feliz mesmo por poder criar novas ideias, ser valorizado pela empresa”.
A Sabesp atende atualmente cerca de 28,5 milhões de pessoas em 375 municípios, contribuindo com a qualidade de vida e do meio ambiente e tem como visão ser referência mundial na prestação de serviços de saneamento de forma sustentável e inovadora.