compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Todos os quatro asteroides descobertos por Lorrane já foram confirmados pela Agência norte-americana, e isso pode dar a ela o direito de batizar cada um deles.
No imenso céu escuro, Lorrane foi capaz de descobrir quatro novos asteroides, aos quais agora vai dar nomes
A astrônoma amadora Lorrane (@lolivlet), de 26 anos, teve a felicidade de descobrir quatro asteroides em um programa de ciência cidadã da Nasa.
De acordo com informação do portal Olhar Digital, isso lhe dará o direito de nomear cada um deles futuramente e, a partir de inúmeras sugestões de seus seguidores, ela pretende atribuir a um deles o nome de Neymar Jr., astro do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira.
Só que isso gerou uma certa polêmica e muita gente ficou em dúvida se seria possível e uma boa ideia dar o nome de um jogador de futebol a um asteroide.
Primeiro livro
Em 2019, ela lançou seu primeiro livro: “Meu Primeiro Contato com o Céu – Introdução ao Sistema Solar”, que tem a mesma temática do livro que ganhou quando criança e despertou seu interesse para a mais antiga das ciências, a Astronomia.
Nesse período, ela fundou o InSpace (@inspace_group), um grupo no Instagram para divulgação científica e para incentivar seus seguidores a participar de competições, cursos e eventos na área da Astronomia.
Este ano, Lorrane se inscreveu em um programa de ciência cidadã da NASA, o IASC – International Astronomical Search Collaboration, que tem parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Numa certa noite, quando estava para encerrar as buscas, resolveu fazer uma última tentativa.
“De cara eu já vi um asteroide e comemorei: ‘caramba, encontrei o primeiro!’”, lembrou Lorrane. A descoberta animou a jovem cientista cidadã e a noite de busca terminou se estendendo, mas terminou com quatro asteroides descobertos.
Confirmados pela Nasa
Todos os quatro asteroides descobertos por Lorrane já foram confirmados pela Agência norte-americana, e isso pode dar a ela o direito de batizar cada um deles.
E foi aí que teve início a polêmica. Por mais que tenha entrado para o IASC para descobrir asteroides, Lorrane jamais imaginou que teria de nomear tantos deles. Ela já tinha em mente homenagear seus pais Mariza e Euler, e seu namorado, Guilherme, que sempre a incentivaram no projeto.
Para o quarto asteroide, resolveu fazer uma consulta aos seus seguidores, e aí choveram internautas sugerindo que ela desse o nome de Neymar ao quarto asteroide. Ninguém é perfeito…