compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Após voltar da Seleção, Alexey já atuou por três partidas com o Franca pelo Campeonato Paulista
De maneira rápida, Alexey deixou de ser promessa e se tornou realidade no cenário nacional do basquete. Nascido, criado e formado profissionalmente em Franca, o armador já era destaque em suas primeiras edições na Liga de Desenvolvimento pelo time.
Depois de jogar uma temporada pelo Campo Mourão Basquete na Liga Ouro 2016, o jovem atleta voltou para casa e fez um NBB 16/17 praticamente impecável.
O início da grande evolução de Alexey, de 22 anos, foi destacado durante a Liga Ouro com a equipe paranaense. Peça fundamental no elenco do time, o armador foi um dos pilares da grande campanha realizada pelo Campo Mourão, que após ser o líder da fase de classificação, terminou com o vice-campeonato.
“A minha ida para o Campo Mourão foi muito importante para minha carreira. Foi a primeira oportunidade de jogar um campeonato adulto com uma participação maior na equipe, e o meu basquete cresceu bastante naquele momento. Eu sou eternamente grato por aquela oportunidade de poder continuar correndo atrás do meu sonho em um momento muito difícil para mim”, analisou o camisa 4 francano.
Na volta ao Sesi/Franca Basquete para a temporada 2016/2017, foram 26,3 minutos, 10,6 pontos, 3,2 rebotes, 5,6 assistências e 1,4 bolas recuperadas por partida na principal competição do basquete nacional, o que fez de Alexey o jogador mais valioso da equipe na edição, com média de 14,3 de eficiência por jogo.
Logo após o fim da temporada, o desempenho fantástico do armador lhe rendeu o prêmio de Destaque Jovem e ainda a indicação ao prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 16/17.
O basquetebol apresentado nestes dois anos levou Alexey à Seleção Brasileira, no grupo que iniciou a preparação para a AmeriCup 2017. Infelizmente para o armador, a comissão técnica acabou o cortando do grupo que seguiu para competição. Porém, estréia só de estrear com o uniforme do Brasil já fez o atleta muito feliz.
“Foi uma emoção incrível, não sei nem como descrever. Realmente é um sonho para qualquer atleta representar seu país e mesmo que seja um amistoso para mim já valeu demais. Eu sei que é uma oportunidade que pode ser única, então eu tentei agarrar da melhor forma possível e estou muito feliz pela minha estréia”, disse o armador.
Porém, com o grande nível apresentado na temporada 17/18, a responsabilidade de Alexey aumenta para mais um ano de alta performance. O Franca tem no jovem armador um de seus principais pontos fortes no elenco, mas se reforçou muito e é um dos principais favoritos aos títulos nas competições que irá disputar.
“Não tem como começar a temporada melhor com essa convocação para Seleção e realmente é um desafio diferente agora para mim. Ano passado eu não tinha jogado nenhum NBB com tempo de quadra, então tudo que eu fizesse era uma coisa boa. Agora mudou um pouco, é um desafio um pouco maior ser melhor do que eu fui ano passado”, afirmou o camisa 4 do Franca.
Após voltar da Seleção, Alexey já atuou por três partidas com o Franca pelo Campeonato Paulista. A partida de maior destaque do armador foi no clássico contra o Bauru. Em 32 minutos de atuação, o camisa 4 anotou 15 pontos e distribuiu oito assistências na vitória francana, por 90 a 88.
“A expectativa é enorme e a motivação também. Sei que a cobrança dessa vez vai ser maior e eu estou encarando como um desafio novo. Estou me preparando muito para poder responder bem à expectativa das pessoas, mas como eu sou um cara que já me cobro muito eu acho que essa cobrança externa não vai influenciar muito.”, completou Alexey.
O Franca Basquete é líder do Campeonato Paulista e segue invicto, com sete vitórias consecutivas até aqui.