“Janeiro Branco”: grande ação acontece no próximo sábado, 20, na Praça Matriz

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 13:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com aumento do número de suicídios e depressão no mês, ação busca sociedade a refletir sobre o assunto

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá no próximo sábado, 20, na Praça Nossa Senhora da Conceição – Matriz, uma grande mobilização dentro da campanha “Janeiro Branco”, que busca convidar  a sociedade para uma reflexão sobre a saúde mental.

para abranger um maior número de pessoas. Com isso um dos objetivos da campanha é levar as pessoas a tomarem este primeiro mês como um ponto de partida e refletirem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais Saúde Mental em suas vidas em seu cotidiano.

 Embora já esteja acontecendo em âmbito nacional pela terceira vez, em Franca é o primeiro ano que as equipes do Ambulatório de Saúde Mental se mobilizam e colocam o tema em evidência durante este mês. Mariana Ganzaroli de Brito, psicóloga e chefe da unidade de Franca, observa que o intuito é refletir sobre o assunto e tê-lo em destaque de discussão o ano todo.

 Dados nacionais também apontam que o mês de janeiro é um dos períodos de maior incidência das taxas de suicídio, depressão e ansiedade. Para saber mais sobre o assunto e a campanha, e obter informações complementares, basta contatar o Ambulatório de Saúde Mental, pelo telefone 3705-2362, o NAIA, instalado no antigo Centro de Saúde, no centro e o CAPS-AD, na rua Cavalheiro Petráglia, na Estação, ao lado da UBS.

O “Janeiro Branco”

A escolha do mês de janeiro e a cor branca não ocorrem por acaso. Elas foram feitas por profissionais que lidam diariamente com situações das mais diversas, as quais  destacam que por ser o começo de ano, janeiro é terapêutico por natureza, pois muitas pessoas estão descansando, com a mente livre e em busca de inspiração. E daí a oportunidade de estimular todo cidadão, jovem ou adulto e os idosos, a pensarem no tema Saúde Mental e os sentidos do bem viver.

Com folhetos e lenços brancos distribuídos nas Unidades de Saúde em geral,  bem como aos usuários das repartições municipais, as equipes do Ambulatório de Saúde Mental de Franca estão empenhadas em chamar a atenção das pessoas  para essas questões de ordem psicológica-existencial. Também estão envolvidos o NAIA, CAPS-AD e demais unidades.


 


+ Saúde