Isolamento Social, pode ser o ‘bicho papão’ dos divórcios? Psicóloga explica

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de maio de 2020 às 16:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com o passar do tempo, o desgaste natural da situação e o nível de stress podem causar as primeiras discussões

​”isolamento social que esta pandemia trouxe consigo se traduz num exame minucioso à qualidade da relação do casal”. 

“O desfecho parece óbvio, ou reforçam a relação, estando mais unidos do que nunca, ou a relação acaba e cada um deles vai ser feliz sozinho”, afirma a psicóloga Vera de Melo, num artigo de opinião. 

Se antes, conviviam com outras pessoas e o tempo que passavam juntos se reduzia a uns pares de horas, agora não têm outra hipótese, os dois fechados em casa, em regra com crianças 24 sobre 24 horas, enfrentam assim, uma proximidade verdadeiramente forçada.

Um verdadeiro desafio​

Das discussões ao divórcio ainda há um longo caminho​

O isolamento social não será a causa do divórcio mas sim um precipitador do mesmo, ou seja irá apenas afetar aqueles casais cujas relações já estavam fragilizadas e onde não reinava a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e reconhecer as suas necessidades. 

O estresse do contato constante irá tendencialmente agravar as fragilidades existentes, mas importa referir que o isolamento não é o “bicho-papão” que irá destruir a relação. Se não fosse o isolamento seria outra coisa qualquer.

Os problemas agora serão mais visíveis porque o contato é maior, mas também porque existe um fator de estresse externo elevado

Tudo isso acarreta um conjunto de desafios, pois de repente em simultâneo têm de desempenhar vários papéis e fazer várias tarefas como, trabalhar, refeições, gerir as crianças, os pais e sogros, desempenhar o papel de professores, ir às compras, etc.

Paralelamente cada um dos elementos do casal está focado em gerir os seus medos e ansiedades face à pandemia pelo que a disponibilidade para o outro, para o ouvir e compreender é reduzida.

O segredo será aproveitar o momento para reforçar a identidade do casal.

Lista de compras do seu “supermercado interior”​

20 Kg de paciência- Paciência para com o outro, para os seus medos e fragilidades. Paciência pressupõe tolerância, um “ingrediente” importante para sobreviver a esta pandemia.

15 Kg de comunicação- Comunicarem o que estão sentido face à situação atual que estão vivendo. O que os preocupa, o que os irrita e aquilo que os deixa feliz. 

É fundamental expressarem o que estão sentindo e desenvolver a capacidade de escuta e de aceitação da opinião do outro.

25 kg de empatia- Empatia para se colocar no lugar do outro, escutá-lo, perceber as suas ideias e pontos de vista. A empatia promove o respeito pelo outro e nos liga do ponto de vista emocional.

20kg flexibilidade- Flexibilidade para encontrar estratégias para se adaptar à nova realidade. Flexibilidade para se ajustar às mudanças diárias e às necessidades, opiniões e ideias do outro elemento do casal.

17 kg de criatividade- Criatividade para encontrar estratégias para conseguir conciliar as múltiplas tarefas e papéis que têm de desempenhar. 

Abasteçam-se dela pois vai ser importante para reservarem algum tempo para estarem enquanto casal, a dois, sem crianças.

Para terminar abasteçam-se muito de amor. O amor traz consigo o carinho e os sorrisos, e nesta altura amor fará a diferença. Encararão com otimismo e esperança o futuro.


+ Comportamento