Irregularidade de chuvas causa perdas de até 10% na safra de cana na região

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de junho de 2018 às 20:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Regiões de Piracicaba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araraquara são as mais afetadas

Sistema Tempocampo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que monitora o tempo na região, prevê uma perda de até 10% no final da safra de cana-de-açúcar por causa da instabilidade de chuvas na região. A previsão atinge principalmente as cidades de Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Araraquara (SP).

A safra da cana começa em abril e segue até o final de novembro, quando está previsto o pior período da safra. Segundo o professor Fabio Marin, coordenador do sistema, a irregularidade das chuvas no ano passado interferiu na produção da cultura.

Produção de cana-de-açúcar deve ter perda de até 10% no final da safra (Foto: Reprodução/EPTV)

“Nós tivemos um atraso das chuvas na primavera do ano passado, as médias ficaram um pouco abaixo do volume histórico do período e as chuvas finalizaram abruptamente no final de março em praticamente todo o Estado. Isso influenciou nessas três regiões, que são muito importantes [na produção] porque há muitas usinas”, explica.

Segundo a projeção do sistema, para a região de Piracicaba, os valores de Coeficiente de Produtividade Climática (CPC) ficaram em torno de 0,95, o que representa queda de 5% em relação às produtividades observadas em 2017 da cana-de-açúcar.

Em São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araraquara os cenários apontados pelo Sistema mostram uma queda de até 10%. “Ribeirão se perdeu mais pelo clima. A situação é mais grave que aqui [em Piracicaba]. As chuvas lá foram mais escassas.”

Segundo Marin, atualmente, a safra da cana está boa, considerada até acima da produtividade, mas as perdas devem ser sentidas a partir de julho. “As canas que vão chegar a partir de julho, principalmente, vão chegar piores e conforme vai avançando a safra, vai piorar muito.”

Sudeste>Sao_Paulo_(Piracicaba)_2__container__” style=”box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-family: inherit; vertical-align: baseline; width: 970px; max-width: 100%; text-align: center;” rel=”box-sizing: inherit; margin: auto; padding: 0px; border: 0pt none; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-family: inherit; vertical-align: baseline; width: 970px; max-width: 100%; text-align: center;”>