compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Em Franca, no ano passado, neste período, foram registrados quase 600 casos de incêndios
Em Franca, no ano passado, neste período, foram registrados quase 600 casos de incêndios
No Hemisfério Sul, o inverno começa na próxima terça-feira, dia 21 de junho de 2022, às 06h14, e vai terminar no dia 22 de setembro, às 22h04 (horário de Brasília).
Neste ano, por causa do fenômeno La Niña, segundo o site Band Uol, www.band.uol.com.br, a tendência é das chuvas nas regiões Norte e Nordeste serem potencializadas e no Sul e no Sudeste ainda mais escassas. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a estação que se aproxima.
O inverno, normalmente, é o período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.
Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se também, pelas incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda acentuada da temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22ºC sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
A temperatura do ar nos próximos meses deverá permanecer acima da média em grande parte da região, inclusive em Franca.
Queimadas
Ressalta-se que as condições de falta de chuvas, muito comuns nos meses de julho a outubro, aliadas à baixa umidade relativa do ar, favorecem a incidência de queimadas e incêndios florestais.
Em Franca, no ano passado, neste período, foram registrados quase 600 casos de incêndios na vegetação