Intoxicação por queimada: Que pode acontecer agora com a saúde pública

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de junho de 2020 às 18:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aumento de pessoas com problemas respiratórios oriundos das queimadas pode agravar o sistema de saúde

Com a estiagem comum entre o fim do outono e o inverno, as queimadas podem tornar-se ainda mais frequentes e disseminadas. 

Mesmo com a maior parte das queimadas sendo fruto de ações criminosas, chamas podem também surgir espontaneamente em momentos em que a vegetação está muito seca.

No entanto, este problema não é só da natureza: além dos malefícios trazidos pela prática ao solo, à biodiversidade e à atmosfera do planeta, o fogo pode se tornar um grave problema para a saúde pública.

A fumaça e a poluição agravam problemas respiratórios, afetando comunidades próximas aos pontos de queimada. 

A degradação da vegetação pelo fogo gera um resíduo tóxico, que fica suspenso no ar e pode, inclusive, ser levado pelo vento a cidades mais distantes.

Segundo a Comissão Científica de Doenças Ambientais e Ocupacionais da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) estão entre os sintomas da inalação de fumaça pelas queimadas, ardência na garganta, tosse, cansaço, falta de ar, rouquidão e boca seca.

Uma boa parte destes sintomas coincide com aqueles da covid-19, doença gerada pelo novo coronavírus e que já vitimou fatalmente mais de 50 mil brasileiros. 

Não apenas estas semelhanças dificultam o diagnóstico, podendo mascarar uma infecção pelo coronavírus, mas também aumentam o número de pacientes precisando de leitos de hospital.

De acordo com pesquisa da Fiocruz, coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), o número de crianças internadas com problemas respiratórios dobrou em áreas afetadas por queimadas. 

No ano passado, entre maio e junho, foram de 2,5 mil internações a mais nos hospitais, em relação ao período sem fogo.

Empresas se mobilizam

Na eminência das queimadas virarem uma calamidade pública, entidades governamentais e privadas precisam intensificar os esforços para combater esse distúrbio. 

Manter o bioma protegido e conservado é preservar a própria vida em si. Por causa desse entendimento, todo o trabalho precisa mirar no respeito ao meio ambiente como um projeto contínuo e constante.


+ Meio Ambiente