compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Mais de 81% dos consumidores pretendem presentear – economia local deve movimentar mais de R$ 14 milhões
Pesquisa realizada pelo IE-ACIF (Instituto de
Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) revelou um
crescimento de 24% na predisposição ao consumo, neste Dias das Mães.
Neste ano, 81% dos entrevistados disseram que irão
presentear, elevando o resultado encontrado no ano anterior, quando 57,5% dos
entrevistaram disseram ter a mesma intenção. Expectativa de 90% dos
comerciantes é que haja um crescimento de até 10% nas vendas, em comparação ao
desempenho do ano anterior. A economia local deve movimentar cerca de R$ 14,5
milhões, conforme estimativa do IE-ACIF.
Para o presidente da ACIF, Tarciso Bôtto, o
crescimento do consumo é um reflexo da confiança do consumidor para os próximos
6 meses. “Se 36% da população optou por adiar ou parcelar seus pagamentos em
2018, este ano o índice subiu para 58,5%. Isso revela um crescimento da
confiança do consumidor na economia. Há um otimismo maior em relação à
manutenção do emprego”, afirmou.
Quanto ao ticket médio, este não apresentou
variação considerável em relação ao ano anterior: 41,3% das pessoas optarão por
artigos entre R$ 50 e R$ 100; 26% até R$ 50; 23% de R$ 100 a R$ 200; 5,6% de R$
200 a 300 e 4,1% acima de R$ 300. Roupas (30%), Perfumes (21,6%); Calçados
(8,5%); Flores (6,9%) e Joias e Bijuterias (6,6) lideram o ranking dos itens
mais procurados pelos que pretendem presentear.
Sonho de Mãe
No ano anterior, o IE-ACIF questionou as mães sobre
quais seus principais medos em relação ao futuro dos filhos. Drogas, violência
e desemprego foram os mais citados, tomando a frente de tabus como gravidez
precoce, falta de religiosidade e até mesmo morte. Este ano, a pergunta
questionava quais eram os seus sonhos para o futuro dos filhos. Vê-los formados
(45,3%), felizes (25,6%), saudáveis (7%), empregados (5,8%) e com casa própria
(3,5%) foram os desejos mais mencionados, de forma espontânea.
Metodologia
A pesquisa realizada pelo Instituto de Economia
ACIF tem como método a amostragem probabilística estratificada (levando em
consideração a renda dos moradores francanos para o Censo 2010 e os microdados
de pesquisa do Instituto) com nível de confiança de 90% e erro amostral de
5.8%. Foram entrevistadas 201 pessoas, entre os dias 26/4 a 30/04, em diversos
pontos de fluxo comercial da cidade.
Também foi realizada uma enquete com os
comerciantes de Franca perguntando sobre a expectativa de consumo para o Dia
das Mães. Foram entrevistados, aleatoriamente, os proprietários e gerentes de
lojas associadas ACIF localizadas na cidade de Franca (SP).