compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Centro de Inteligência Artificial do Qatar elaboraram tecnologia para evitar acidentes de trânsito
Pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, e do Centro de Inteligência Artificial do Qatar, desenvolveram um modelo de aprendizado profundo capaz de prever acidentes de trânsito antes que eles aconteçam com base em situações ocorridas no passado.
De acordo com reportagem do portal Canal Tech, o sistema é treinado com dados históricos de acidentes, mapas de estradas, imagens geradas por satélite e rastreamentos antigos de GPS.
Com essas informações, é possível antecipar o número esperado de acidentes para um determinado local, identificando áreas de alto risco.
“Ao capturar a distribuição do risco que determina a probabilidade de futuras colisões, podemos encontrar rotas mais seguras”, explica o doutorando em engenharia Songtao He, autor principal do estudo. Veja matéria aqui.
Segundo ele, isso permitiria que seguradoras de automóveis fornecessem planos personalizados com base nos trajetos usados pelos clientes ou ajudar no planejamento das cidades”.