Grupos de pessoas mais sensíveis devem usar máscara ao ar livre e também utilizar purificador de ar dentro de casa.
O Instituto Nacional de Meteorologia publicou agora de manhã um aviso iniciando em: 07/10/2024 10:30, de alerta sobre a umidade relativa do ar.
Na região central, que inclui Franca e todas as cidades da região, indo até Ribeirão Preto, a umidade relativa do ar está variando entre 20% e 12%, que é muito baixa para os padrões humanos.
Segundo o instituto, há risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. É o mesmo alerta publicado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, alertando a região de Franca para o perigo de incêndios florestais por causa da vegetação muito seca.
Tanto a Defesa Civil paulista quanto o INMET dão dicas sobre os procedimentos.
O que fazer
As ações recomendadas são no sentido de beber bastante líquido. Atividades físicas externas não são recomendadas.
O alerta também pede que se evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Qualidade do ar
Segundo o portal iqair.com, que monitora a qualidade do ar no mundo inteiro, Franca apresenta uma situação moderada, dizendo que a concentração de PM 2,5 em Franca é atualmente 4,6 vezes superior ao valor de referência da OMS para a qualidade do ar.
Segundo o portal, grupos sensíveis devem reduzir exercícios ao ar livre. As pessoas devem fechar as janelas para evitar ar externo sujo. Grupos mais sensíveis devem usar máscara ao ar livre e também utilizar purificador de ar dentro de casa.