Instituto de Economia lança IPC-ACIF, índice que monitora a inflação

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de março de 2018 às 02:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Primeiros resultados apontam alta de 0,13% nos preços de fevereiro, puxada por educação, leitura e recreação

O Instituto de Economia ACIF (Associação do Comércio e
Indústria de Franca)

divulga, pela primeira vez, o resultado do IPC-ACIF: Índice de Preços ao Consumidor que monitora a inflação em Franca.

A
pesquisa analisa 2,5 mil preços de 231 itens em 127 estabelecimentos locais e aponta que, se comparado a janeiro, o mês de fevereiro apresentou uma aceleração de 0,13% nos preços.

eral (58,76%); serviços diversos com destaque para os subitens cartório”e serviços religioso e funerário (20,77%); massas e farinhas e seus derivados (5,22%); combustíveis e lubrificantes(9,98%) e calçados masculinos (42,97%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-ACIF) reflete o resultado de pesquisas realizadas pelo Instituto de Economia ACIF que mede as variações intertemporais de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias com nível de renda até 33 salários mínimos mensais.

A coleta de preços é realizada a partir da 3ª semana de cada mês por entrevistadores contratados e treinados pelo Instituto de Economia ACIF.
São pesquisados oito componentes: “Alimentação”, “Habitação”, “Vestuário”, “Educação, Leitura e Recreação”, “Saúde e Cuidados Pessoais”, “Transportes”, “Despesas Diversas” e “Comunicação”. O IPC-ACIF segue a metodologia do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE-FGV).


+ Economia