Instituto cria óculos que permitem ver objetos dentro de caixas com 96% de precisão

  • Nene Sanches
  • Publicado em 5 de março de 2023 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tecnologia de realidade aumentada sem fio possibilita ter visão de raio X para localizar itens em recipientes de papelão, plástico e até madeira

Um par de óculos de realidade aumentada desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, permite ver e localizar corretamente itens ocultos em caixas com 96% de precisão. A invenção foi divulgada em comunicado em 27 de fevereiro e registrada em artigo.

Os cientistas acreditam que a tecnologia pode ajudar funcionários de armazém de comércio eletrônico a encontrarem rapidamente itens em prateleiras desordenadas ou enterrados em caixas. Pode ser usada também para auxiliar técnicos a localizar peças corretas ao montar um produto.

O invento, chamado “X-AR”, guiou pesquisadores em direção a um item com menos de 10 centímetros de erro a partir de onde o aparelho os direcionou. Os óculos dão visão de raio X ao combinar visão computacional e percepção sem fio para localizar objetos específicos.

Radiofrequência

O sistema utiliza sinais de radiofrequência (RF), que podem passar por caixas ou embaixo de pilhas de papelão, plástico ou divisórias de madeira. Os itens ocultos contêm rótulos de identificação por radiofrequência (RRFID), que refletem os sinais enviados por uma antena de RF.

Segundo a revista Galileu, para testar a tecnologia, os pesquisadores criaram um depósito de prateleiras com caixas de papelão e latas de plástico contendo itens com etiquetas RRFID dentro. Eles concluíram que o “X-AR” é capaz de reduzir os erros de coleta em 98,9%. Já a taxa de precisão foi de 91,9% quando o objeto ainda estava dentro de uma caixa.

Como os óculos funcionam


+ Tecnologia