Instituto (ARG) vai à final da Liga Sul-Americana diante do Sesi Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de novembro de 2018 às 17:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Argentinos eliminaram, de uma só vez, brasileiros Bauru, Flamengo e Minas Tênis do torneio

A final da Liga Sul-Americana 2018 está definida. De um lado o Sesi Franca Basquete, que representará o NBB CAIXA na luta pelo título continental. Do outro, o Instituto de Córdoba (ARG), que avançou invicto no Grupo F, realizado nesta semana, no Rio de Janeiro.

A decisão será disputada em uma melhor de três e terá início no dia 07 de dezembro (sexta-feira), em Franca (SP). O Jogo 2 será no dia 13, em Córdoba (ARG), e, se necessário, a terceira partida acontecerá no dia seguinte, 14, também em solo argentino.

O mando de quadra ficou com o Instituto de Córdoba pois, segundo o regulamento, a vantagem na decisão ficaria com a equipe que tivesse melhor campanha na segunda fase da Liga Sul-Americana.

Como os argentinos passaram invictos pelo Grupo F e o Franca avançou com duas vitórias e uma derrota no Grupo E, a vantagem da quadra ficou com os ‘hermanos’. Os horários ainda serão definidos pela FIBA.

Essa, no entanto, não será a primeira vez que Franca e Instituto se enfrentam nessa Sul-Americana. As equipes mediram forças na primeira fase da competição, pelo Grupo A, sediado no Pedrocão. Em duelo de arrepiar, o time brasileiro venceu, por 82 a 80, com 26 pontos de Lucas Dias e 18 de David Jackson.

O Franca entrará em quadra não só em busca de mais um título na temporada – foi campeão do Paulista 2018 –, mas também para defender uma tradição de décadas e décadas, já que possui seis títulos Sul-Americanos em sua história (74, 75, 77, 80, 90 e 91).

Enquanto isso, o Instituto, clube da tradicional cidade de Córdoba, conquistou um feito épico e disputará uma final de Liga Sul-Americana pela primeira vez em sua história.

Calendário da final:

07/12 (Sexta-feira) – em Franca (SP)

13/12 (Quinta-feira) – em Córdoba (ARG)

14/12 (Sexta-feira) – em Córdoba (ARG)*

*Se necessário

Não deu

O Grupo F da fase semifinal da Liga Sul-Americana 2018, realizado na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (RJ), foi finalizado nesta quinta-feira. E infelizmente o final não foi feliz para os brasileiros.

Flamengo e Life Fitness/Minas entraram em quadra ainda com chances de avançar à próxima fase, mas era necessário, antes de mais nada, de uma vitória dos mineiros sobre o Instituto de Córdoba (ARG), o que não aconteceu.

No primeiro jogo do dia, o time argentino dominou o clube de Belo Horizonte e carimbou seu passaporte para a decisão da Sul-Americana ao vencer por 83 a 64. Com isso, a equipe fechou a chave com três vitórias em três jogos.

O Instituto acertou nada menos que 15 bolas de 3 pontos em 27 arremessadas (55,6% de aproveitamento) e tiveram como destaque individual o ala Facundo Piñero, autor de 25 pontos (7/11 nas bolas de 3), quatro rebotes e quatro assistências (29 de eficiência).

Pelo lado do Minas, os destaques ficaram por conta do pivô Leozão, responsável por 13 pontos e sete rebotes, e do ala/pivô Wesley Castro, que deixou a quadra com dez pontos. Com nove pontos, o armador Lucas Lima saiu do banco e foi efetivo para o time mineiro.

O resultado de Instituto x Minas acabou com as chances de classificação do Flamengo, que entrou em quadra contra o já eliminado Sendi/Bauru Basket apenas para as definições finais de posição do Grupo F.

Dominante do início ao fim, os anfitriões da chave venceram o Dragão por expressivos 102 a 75 e fechou a Liga Sul-Americana com campanha geral de cinco vitórias em seis partidas (83,3% de aproveitamento).

Com 27 pontos (5/6 nas bolas de 3), o ala Marquinhos foi o grande nome do Flamengo na partida, seguido pelo ala/armador Kevin Crescenzi, autor de 21 pontos (5/6 nas bolas de 3) e seis rebotes, e pelo pivô Anderson Varejão, que anotou 15 pontos.

Já no Bauru, que entrou na segunda fase da competição minado pelos desfalques que também os assombram no NBB CAIXA, os grandes nomes foram o pivô Lucas Mariano, que registrou expressivos 26 pontos (10/15 nos arremessos de quadra), e o ala/pivô Jefferson William, com 16 pontos (4/6 nas bolas de 3).


+ Basquete