INSS alerta para mais um golpe descoberto, desta vez visando os idosos do BPC

  • Robson Leite
  • Publicado em 3 de agosto de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Idosos recebem SMS ou mensagem de WhatsApp dizendo que já possuem direito ao Benefício de Prestação Continuada, mas não é verdade

O INSS alerta para mais um golpe descoberto! E, desta vez, contra pessoas elegíveis ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa idosa, um benefício da assistência social, administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A denúncia foi realizada por um servidor do Serviço Social. Idosos recebem SMS ou mensagem de WhatsApp dizendo que já possuem direito a este benefício.

No entanto, essas pessoas não deram entrada no pedido no INSS. Com dia, hora e local marcados por meio da mensagem o falsário apresenta um boleto de cobrança pelo “serviço” prestado.

Mecânico do golpe

Neste caso específico, o intermediário deu entrada no BPC do idoso e se cadastrou como seu procurador. Como esse tipo de benefício é concedido de forma administrativa, não há necessidade de perícia médica, basta que a pessoa esteja inscrita no cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, tenha 65 anos de idade e comprove baixa renda.

Segundo o portal da Rádio Santiago, o caso somente foi descoberto porque um idoso compareceu ao serviço de “socialização de informações” do Serviço Social do INSS.

No atendimento, ele informou que havia recebido mensagens com informações referentes a liberação de seu pagamento junto ao órgão bancário de referência; tudo isso incluindo boleto com valor dos “serviços” a serem pagos ao dito intermediário.


+ Aposentados