compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade apropriada e desejam o certificado dos ensinos fundamental e médio
Interessados em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 devem se inscrever pelo site do exame até sexta-feira (22).
A prova é destinada a pessoas que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade apropriada e desejam obter o certificado de conclusão de estudos nessas séries.
O Encceja será aplicado em todo país em 25 de abril. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos, caso queira certificação no ensino fundamental, ou 18 anos, para o ensino médio.
A inscrição é gratuita, exceto para quem se inscreveu na edição 2019, não compareceu no dia da prova e não justificou a ausência ou teve a justificativa rejeitada. Nesse caso, o candidato deve pagar taxa de R$ 40, até 27 de janeiro, por meio de boleto gerado no fim da inscrição.
O participante conquista o certificado de conclusão se atingir nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, definidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que promove o Exame.
#DicaDoEuEstudante: o Inep oferece apostilas para quem deseja se preparar para a prova. Acesse os materiais aqui.
Após inscrição, candidato deve fazer cadastro no portal do Governo Federal
O site do Encceja faz parte do Plano de Transformação Digital do Governo Federal, que pretende unificar os serviços digitais dos órgãos públicos.
Assim, após realizar a inscrição no site do Encceja, o candidato deve cadastrar-se no portal do Governo Federal para acessar a Página do Participante.