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Executivos de marketing dizem que terão como prioridades a tarefa de estabelecer novas formas de ajudar os funcionários a se adaptarem
A interação do escritório pode ser importante para o processo criativo dos funcionários
Executivos da área de marketing estão preocupados com a implementação definitiva do trabalho híbrido.
Segundo uma pesquisa encomendada pelo LinkedIn na América Latina, cerca de dois terços dos líderes acreditam que passar menos tempo no escritório pode dificultar o surgimento de ideias inovadoras.
De onde vem essa preocupação?
O levantamento divulgado pelo portal 6 Minutos mostra que os diretores de marketing entendem que com a diminuição do contato presencial virando regra, os funcionários podem passar a não se sentir tão confortáveis uns com os outros, o que afetaria negativamente o processo de criação.
Essa é uma percepção que parte da experiência pandêmica. Mais da metade dos líderes de marketing (63%) acreditam que a pandemia enfraqueceu os laços sociais entre as equipes, sendo que alguns membros dos times nunca se encontraram pessoalmente.
Quais são os principais receios?
Mais de um terço (36%) dos líderes de marketing dizem que o trabalho híbrido e remoto tornará mais difícil para as pessoas construir relacionamentos significativos. Segundo eles, essa possível falta de entrosamento pode ser uma barreira para a criatividade e inovação dentro das empresas.
Como evitar isso?
Ao que tudo indica, não vai ter como fugir da nova realidade. Quase todas as empresas na América Latina (93%) planejam oferecer aos funcionários maior flexibilidade para a escolha do local de trabalho.
Diante dessa realidade, o levantamento também questionou os líderes de marketing sobre as habilidades que acreditam serem cruciais para liderar uma força de trabalho cada vez mais distribuída.
Arregaçar as mangas
A pesquisa também mostra que os entrevistados já estão arregaçando as mangas para encontrar soluções. 81% dos executivos de marketing dizem que terão como prioridades nos próximos seis meses as tarefas de estabelecer novas formas de trabalhar e ajudar os funcionários a se adaptarem.
Como foi feita a pesquisa?
O LinkedIn contratou a YouGov para pesquisar 350 executivos na América Latina — incluindo 59 CMOs (Chief Marketing Officer) — de organizações com mais de 1.000 funcionários e mais de US$ 300 milhões de faturamento anual.
A pesquisa foi realizada de forma online entre os dias 4 e 24 de agosto de 2021.