Inhame realmente faz bem? Confira 7 benefícios do tubérculo para a saúde

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 5 de janeiro de 2025 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Versátil e nutritivo, o inhame tem vários benefícios para a saúde – foto Shutterstock

 

O inhame é um tubérculo versátil e altamente nutritivo, amplamente utilizado na culinária brasileira. Rico em vitaminas, minerais e fibras, ele oferece uma série de benefícios para a nossa saúde.

O alimento é fonte de carboidratos, vitamina C, cálcio, ferro, magnésio e potássio, que são nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo, atuando nas mais diversas funções.

Para entender a importância do tubérculo na alimentação, consultamos a nutricionista Hellen Suleman, docente dos cursos de alimentação funcional do Senac EAD, que separou benefícios do inhame para a saúde. Confira!

Veja os benefícios do inhame para a saúde

1. Diminui o colesterol

Por apresentar baixo índice glicêmico e de gordura, o inhame é um ótimo alimento para auxiliar na redução do colesterol ruim no sangue (LDL).

2. Melhora a saúde intestinal

O inhame ajuda a manter o equilíbrio no aparelho digestivo em razão das fibras solúveis que regulam o trânsito intestinal.

3. Aumenta a imunidade

A vitamina C presente no inhame contribui para diminuição de infecções, como gripes e resfriados, além de promover melhor absorção de ferro.

4. Evita a pressão alta

A presença de minerais como o potássio atua na regulação da pressão arterial e saúde cardíaca.

5. Combate a anemia

O inhame ajuda a prevenir e combater a anemia, pois é rico em ferro mineral que participa do processo de transporte de oxigênio no sangue.

6. Fortalece ossos e dentes

A presença de cálcio e fósforo no tubérculo contribui para o fortalecimento dos ossos e dentes.

7. Reduz as cãibras

O inhame auxilia na diminuição da incidência de cãibras por ser rico em magnésio e cálcio, que participam da contração e relaxamento do músculo.

Cuidado ao preparar o tubérculo

O inhame pode ser utilizado em diversas receitas, como saladas, purês, sopas, bolos e tortas, por exemplo.

Além disso, pode substituir outros carboidratos, como a batata e o arroz (ideal para pessoas com intolerância a glúten e celíacas).

No entanto, a resina existente na casca do inhame pode causar irritação na pele. Para evitar a coceira, é só cozinhar o alimento com casca por cerca de 10 minutos em uma panela de pressão antes de descascá-lo.

*Informações Alto Astral


+ Nutrição