Indústria calçadista segue firme e gera mais de 40 mil vagas de empregos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 2 de outubro de 2022 às 16:00
  • Modificado em 6 de outubro de 2022 às 16:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O setor encerrou agosto totalizando mais de 306 mil pessoas empregadas diretamente

O setor encerrou agosto totalizando mais de 306 mil pessoas empregadas diretamente

Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base na pesquisa de emprego do MTE, apontam que, entre janeiro e agosto, a indústria de calçados gerou 40 mil postos de trabalho.

Somente em agosto foram mais de 5 mil vagas criadas. Com o registro, o setor encerrou agosto totalizando mais de 306 mil pessoas empregadas diretamente na atividade em todo o Brasil, o melhor estoque de empregos do setor desde outubro de 2015. No comparativo com agosto de 2021 o crescimento é de 16,5%.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressalta que o número é resultado da recuperação da atividade, com crescimento registrado tanto no mercado interno quanto externo.

“No varejo doméstico, que representa mais de 85% das vendas da indústria de calçados, já crescemos 11% no comparativo entre janeiro e julho deste ano com o mesmo intervalo do ano passado. Já as exportações cresceram 30% no comparativo entre janeiro e agosto deste ano com o mesmo período de 2021. E a demanda por calçados segue em crescimento e deve ser acentuada no último trimestre do ano em função das festas”, avalia o executivo.


+ Economia